As disputa entre EUA e URSS se deram em vários campos. Cite e explique em linhas gerais três destes campos em disputa
Soluções para a tarefa
Corrida espacial: Foi uma disputa tecnológica entre os Estados Unidos e a União Soviética. Os feitos da corrida espacial eram também demonstrações de poder: a potência que desenvolvesse uma tecnologia capaz de enviar um homem ao espaço também seria capaz de desenvolver mísseis nucleares controlados a distância. Os feitos de cada superpotência eram explorados pela propaganda de cada governo. Afinal, cada lado, queria provar que seu sistema (capitalismo, no caso dos Estados Unidos, socialismo, no caso da União Soviética, era o melhor). Tanto os Estados Unidos quanto a União Soviética utilizaram, no início de seus programas espaciais, engenheiros alemães que trabalharam no desenvolvimento dos foguetes.
Corrida armamentista: A corrida armamentista também foi uma característica do período , quando o mundo ficou polarizado entre as políticas dos Estados Unidos e da União Soviética.
Essa última disputa impôs uma nova denominação à prática, que passou a ser chamada também de "corrida nuclear". Isso ocorre pelo ápice do desenvolvimento de armas nucleares, iniciado pelos Estados Unidos.
Bombas Nucleares : As bombas atiradas sobre às cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki impuseram uma nova postura mundial diante da corrida armamentista. Em apenas um dia, 217 mil pessoas morreram nas duas cidades, que ficaram completamente destruídas.
O alcance das armas não estava limitado à área onde ocorriam as batalhas e representava destruição em massa não observada até então.
Às armas de destruição em grande escala estavam adicionadas as biológicas e químicas como resultado de intensas pesquisas sobre os métodos mais eficientes para matar.
Disputa ideológica: A rivalidade entre as duas superpotências tinha origem na incompatibilidade entre as ideologias defendidas por cada lado. Essa incompatibilidade ideológica podia ser percebida no fato que cada superpotência tinha um sistema político diferente e organizava sua economia de modo diferente da outra. Enquanto os Estados Unidos defendiam o capitalismo, a democracia, princípios como a defesa da propriedade privada e a livre iniciativa, a União Soviética defendia o socialismo e princípios como o fim da grande propriedade privada, a igualdade econômica (um a sociedade sem ricos e pobres) e um Estado forte capaz de garantir as necessidades básicas de todos os cidadãos.