As discussões sobre a Educação Ambiental no Brasil começaram a partir da década de 1970. As conferências até então exerceram pressão até nos países mais resistentes. Por isso, costuma-se afirmar que a inserção da EA no contexto nacional aconteceu muito mais pela força de pressões internacionais do que por movimentos sociais de cunho ambiental nacionalmente consolidados (LOUREIRO, 2004). Tendo em vista essa afirmação, podemos considerar que: I. A Educação Ambiental começa a ter importância a partir da Rio 92, que trouxe para a realidade do país um panorama do que acontecia internacionalmente. II. O Governo Militar foi um dos principais incentivadores da Educação Ambiental no país durante o período de 1964/1984; III. Não há nenhum registro de EA na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) IV. A multidisciplinaridade é um dos elementos-chave para a aplicação da Educação Ambiental. As alternativas corretas são: A - As alternativas II e III. B - As alternativas I e IV. C - As alternativas I, II e V. D - Todas as alternativas. E - As alternativas I e II.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta correta é: As alternativas I e IV..
Explicação:
Gabarito comentado – Resposta de acordo com o capítulo 2 do material didático. Educação cidadã, diversidade e meio ambiente- Faculdade Educacional da Lapa (Org.) 2019. As alternativas corretas são: A Educação Ambiental começa a ter importância a partir da Rio 92, que trouxe para a realidade do país um panorama do que acontecia internacionalmente. A multidisciplinaridade é um dos elementos-chave para a aplicação da Educação Ambiental.
Durante os primeiros anos do regime militar, o governo brasileiro pouco se preocupou com o tema, seja em políticas públicas, seja em iniciativas empresariais, seja na educação pública. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN n. 9.394/96) prevê a EA como conteúdo curricular na educação básica, que deve ser ensinada de forma multidisciplinar e integrada em todos os níveis.