As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), com sua primeira versão em 1998, e, atualmente, fixadas pela Resolução CNE/CEB n.5/2009 e revisadas pelo Parecer CNE/CEB n.20/2009, propõem um amparo legal e normativo para a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica brasileira.
SOUZA, Flávia Burdzinski; VASCONCELOS, Queila Almeida; SCHMITH, Roberta. Os princípios estéticos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil: diálogos com a gramática da argila. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-23, 2021.
Sobre as diretrizes nacionais e o referencial curricular nacional, analise as asserções abaixo:
I. A Educação Física só foi incluída como eixo norteador da Educação Infantil através da resolução nº 5 de dezembro de 2009, organizada pelo Conselho Nacional de Educação.
PORQUE
II. Na busca de efetivação dos objetivos, a resolução de 2009 foi além do que antes era apresentado no Referencial Curricular Nacional.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
De fato, a Educação Física tornou-se efetiva dentro dos objetivos da Educação Infantil, somente a partir da resolução nº 5 de dezembro de 2009, organizada pelo Conselho Nacional de Educação. (Ambas corretas e a II justifica a I).
Efetivação da Educação Física na Educação Infantil
O Referencial Curricular Nacional, durante muitos anos, representou um dos principais eixos para o ensino infantil, como propostas de se garantir a padronização curricular.
No entanto, somente com o resolução nº 5 de dezembro de 2009, organizada pelo Conselho Nacional de Educação, a Educação Física passou a ser oficialmente implementada, o que proporcionou ainda maiores avanços em relação ao desenvolvimento infantil.
Mais sobre Educação Infantil e Educação Física: brainly.com.br/tarefa/52711379
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes