Filosofia, perguntado por kevinqmz, 8 meses atrás

As dificuldades em trabalhar o islamismo no Ocidente têm se intensificado, principalmente, desde 11 de setembro de 2001, quando as torres gêmeas americanas foram alvo de ataques terroristas. Desde então, a religião é quase sempre associada ao Estado Islâmico, que é, originalmente, uma organização criada após 2003. Ou seja, o Estado Islâmico surge como resposta aos EUA após a invasão e a guerra do Iraque. Outrossim, vale ressaltar que o conflito tem ligações ainda com as missões americanas no Afeganistão durante a Guerra Fria (1947-1991), que terminou com a dissolução da União Soviética.

Tais conflitos entre esses países, entre eles culturais, geraram uma série de conflitos sociais também ao redor do mundo. Políticas xenofóbicas se intensificaram; de outro lado, as reivindicações contrárias às posições imperialistas também se intensificaram, e políticas de tolerância religiosa e cultural também tiveram que ser criadas.

Agora, você é um teólogo que presta serviços de aconselhamento para uma empresa editorial que segue valores cristãos e que publica materiais cristãos. Ao necessitarem de um tradutor de árabe, contrataram uma pessoa que pertence à religião islâmica. Você passou a perceber posições xenofóbicas dos outros funcionários que, inclusive, buscam respaldar suas opiniões em argumentos cristãos.

Discorra criticamente acerca dessa situação e proponha formas de elucidar os funcionários sobre a intolerância religiosa.

Soluções para a tarefa

Respondido por leonardosouza220902
3

Resposta:

Explicação:

Como funcionário dessa empresa, é minha função exercer o profissionalismo ainda que eu trabalhe em um campo mais subjetivo. O papel de um teólogo é demonstrar e apontar o caminho a Deus, ao sagrado. Nesse sentido, orientar as pessoas em um local de trabalho é também orientá-las sobre uma conduta ética e cristã.

Para tanto, dialoguei com os funcionários que me procuraram para dialogar no sentido de que o cristianismo segue a mensagem de Cristo, portanto, de respeito e amor ao próximo.

Em segundo, propus à diretora uma palestra ministrada por mim acerca do sincretismo religioso, do surgimento do monoteísmo e das concepções em comum entre o cristianismo e o islamismo.


eucamarques: obg.
Perguntas interessantes