as diferentes perspectiva acerca da filosofia
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Para Aristóteles como de resto para a grande parte da filosofia clássica, a filosofia nascida da admiração e da estranheza do homem perante os enigmas do universo, da natureza, da vida e da sociedade, tinha como tarefa primeira a investigação das causas últimas e dos princípios primeiro das coisas. Assim entendida a filosofia pode ser definida como um saber contemplativo e desinteressado em que predomina o saber pelo puro gosto e curiosidade do saber.
Para Emmanuel Kant , clarifica a sua visão da filosofia, introduzindo a distinção entre conceito escolar e um conceito geral ou cósmico da filosofia. De acordo com conceito escolar, a filosofia pode ser entendida como o sistema dos conhecimentos filosóficos ou dos conhecimentos racionais a partir dos conceitos. De acordo com o conceito geral ou cósmico, a filosofia é antes a ciência dos fins últimos da razão humana ou a ciência da relação de todos os conhecimentos aos fins essenciais da razão humana. Significa isto que todas as ciências e todos os conhecimentos devem ser postos ao serviço dos fins últimos da razão, com vista à realização de uma humanidade mais livre o que implica a submissão da racionalidade científica e tecnológica à racionalidade total regida dos fins.
Karl Marx insatisfeito e inconformado com as filosofias tradicionais, puramente especulativas, que se limitavam a oferecer interpretações ou visões do mundo, na maior parte dos casos inócuas e mais grave ainda legitimadoras do status quo de alienação em que viviam as classes trabalhadoras do seu tempo, propõe-se erigir uma filosofia da práxis, social e politicamente comprometida, revolucionária e transformadora.
Para Karl Jaspers , um homem da medicina, mais exatamente da psiquiatria, dedicou à filosofia uma atenção particular. Eis como ele entendeu e praticou: que é então a filosofia que se manifesta de um modo universal e sob formas tão insólitas? A palavra grega philosophos significa o que ama o saber, em contraposição ao possuidor de conhecimentos que se designava por sábio. Este sentido da palavra manteve-se até hoje: é a demanda da verdade e não a sua posse que constitui a essência da filosofia muito embora tenha sido frequentemente traída pelo dogmatismo, isto é, por um saber expresso em dogmas definitivos, perfeitos e doutrinais.
Para Emmanuel Kant , clarifica a sua visão da filosofia, introduzindo a distinção entre conceito escolar e um conceito geral ou cósmico da filosofia. De acordo com conceito escolar, a filosofia pode ser entendida como o sistema dos conhecimentos filosóficos ou dos conhecimentos racionais a partir dos conceitos. De acordo com o conceito geral ou cósmico, a filosofia é antes a ciência dos fins últimos da razão humana ou a ciência da relação de todos os conhecimentos aos fins essenciais da razão humana. Significa isto que todas as ciências e todos os conhecimentos devem ser postos ao serviço dos fins últimos da razão, com vista à realização de uma humanidade mais livre o que implica a submissão da racionalidade científica e tecnológica à racionalidade total regida dos fins.
Karl Marx insatisfeito e inconformado com as filosofias tradicionais, puramente especulativas, que se limitavam a oferecer interpretações ou visões do mundo, na maior parte dos casos inócuas e mais grave ainda legitimadoras do status quo de alienação em que viviam as classes trabalhadoras do seu tempo, propõe-se erigir uma filosofia da práxis, social e politicamente comprometida, revolucionária e transformadora.
Para Karl Jaspers , um homem da medicina, mais exatamente da psiquiatria, dedicou à filosofia uma atenção particular. Eis como ele entendeu e praticou: que é então a filosofia que se manifesta de um modo universal e sob formas tão insólitas? A palavra grega philosophos significa o que ama o saber, em contraposição ao possuidor de conhecimentos que se designava por sábio. Este sentido da palavra manteve-se até hoje: é a demanda da verdade e não a sua posse que constitui a essência da filosofia muito embora tenha sido frequentemente traída pelo dogmatismo, isto é, por um saber expresso em dogmas definitivos, perfeitos e doutrinais.
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