As diferenças regionais, no que diz respeito ao vocabulário, são exemplos de variação territorial. Por exemplo, da raiz que em determinadas regiões é conhecida como "mandioca", mas que em outras áreas recebe o nome de "aipim" ou "macaxeira" (PEREZ, 2016, p. 3). Observe o exemplo: "A farinha é feita de uma planta da família das euforbiáceas, euforbiáceas de nome manihot utilíssima que um tio meu apelidou de macaxeira e foi aí que todo mundo achou melhor!. A farinha tá no sangue do nordestino eu já sei desde menino o que ela pode dar e tem da grossa, tem da fina se não tem da quebradinha vou na vizinha pegar pra fazer pirão ou mingau farinha com feijão é animal! O cabra que não tem eira nem beira lá no fundo do quintal tem um pé de macaxeira a macaxeira é popular é macaxeira práli, macaxeira pra cá e em tudo que é farinhada a macaxeira tá você não sabe o que é farinha boa farinha é a que a mãe me manda lá de Alagoas. ". (Farinha - Djavan) O registro, neste contexto, é caracterizado por uma particularidade. Estamos nos referindo a/ao: Escolha uma:
Soluções para a tarefa
O registro informal se faz presente na música Farinha, de Djavan, como uma das modalidades da língua. Alternativa A.
Interpretando a música Farinha, de Djavan
Expressões como o "cabra" que quer dizer "cara", sobretudo na cultura nordestina, assim como contrações como "tá" e diminutivos como "quebradinha" são exemplos do registro informal da linguagem presentes na música em estudo que, além de evidenciar as riquezas linguísticas brasileiras, expõe também as utilidades da mandioca, assim como suas inúmeras nomeações ao longo do território nacional.
A linguagem informal é a modalidade despropositada, quando a situação não exige que sejam seguidas a risca as regras gramaticais da língua, não podendo ser considerada incorreta, apenas uma forma de comunicação eficiente com muito menos esforço, algo útil e necessário no cotidiano, não sendo adequado que chegue a situações de trabalho e estudo.
Abaixo, as alternativas da questão:
- a. Registro informal;
- b. Gramática normativa;
- c. Registro formal;
- d. Enunciação;
- e. Registro formal e informal.
Aprenda mais sobre o registro informal da língua: brainly.com.br/tarefa/24776847
#SPJ4
Resposta: Registro informal.
Explicação: Corrigido pelo AVA