as diferenças morfológicas externas que se verifica entre o macho e a fêmea da mesma espécie ,designam-se por caracteres sexuais secundários. Indique dois caracteres sexuais secundários só masculinos e dois caracteres sexuais secundários só femininos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-Características sexuais secundárias entre machos e fêmeas são diferenciações morfológicas que ocorrem devido a presença de determinados hormônios.
2-Características sexuais secundárias masculinas: engrossamento da voz e aumento de massa muscular.
Características sexuais secundárias femininas: crescimento dos seios e menstruação.
3-As característica primárias que determinam as secundárias.
No caso as primárias dos homens é a presença de testículos e nas mulheres é a presença de ovários.
Resposta:
Quando machos e fêmeas diferem em termos de morfologia externa geralmente é devido a seleção sexual. Chamamos essas diferenças de dimorfismo sexual. As vezes esse dimorfismo é muito acentuado e outras vezes bem suave. O dimorfismo é mais acentuado em espécies de mamíferos onde os machos lutam entre si para ter a oportunidade de se acasalar com as fêmeas. Desta maneira eles precisam de armas de combate, como chifres e presas grandes, além de um corpo mais musculoso. Machos também podem atrair as fêmeas com cores vibrantes. Vemos muitos machos coloridos enquanto as fêmeas são bem menos coloridas (geralmente nem um pouco, com cores que lhe oferecem boa camuflagem no ambiente). No caso de fêmeas, elas podem ter alteração na coloração e tamanho de seu órgão copulatório o que indica a época de acasalamento. Outra coisa, no caso dos mamíferos, glândulas mamárias desenvolvidas e produção de leite.
Explicação: