As diferenças étnicas não são mais fundamentais para escolher a mão-de-obra. A seleção se dá pela capacidade da força física de trabalho e não pela cor. Qualquer pessoa miserável moradora nas regiões de grande incidência de aliciamento para a escravidão pode cair na rede da escravidão. Contudo, apesar de não haver um levantamento estatístico sobre isso, há uma grande incidência de afrodescendentes entre os libertados da escravidão de acordo com integrantes dos grupos móveis de fiscalização, em uma proporção maior do que a que ocorre no restante da população brasileira. O histórico de desigualdade da população negra não se alterou substancialmente após a assinatura da Lei Áurea, em maio de 1888. Apesar da escravidão ter se tornado oficialmente ilegal, o Estado e a sociedade não garantiram condições para os libertos poderem efetivar sua cidadania. Por fim, as estatísticas oficiais mostram que há mais negros pobres do que brancos pobres no Brasil. Outro fator a ser considerado é que o Maranhão, estado com maior quantidade de trabalhadores libertos da escravidão, é também a unidade da federação com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a que possui a maior quantidade de comunidades quilombolas.
Apesar de terem conseguido sua liberdade com a Lei Áurea, a população negra no Brasil é de fato livre? O texto mostra que existe uma desigualdade racial entre trabalhadores que sofrem nos regimes de trabalho análogos à escravidão. O que demonstram as estatísticas sobre isso?
jrodrigues8090:
agradece ae pow
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
- A escravidão começou no Brasil no século XVI. Os colonos portugueses começaram escravizando os índios, porém a oposição dos religiosos dificultou esta prática. Os colonos partiram para suas colônias na África e trouxeram os negros para trabalharem nos engenhos de açúcar da região Nordeste.
Explicação:
acho q isso espero ter ajudado!!
Perguntas interessantes
Português,
4 meses atrás
Química,
4 meses atrás
Ed. Física,
4 meses atrás
Informática,
4 meses atrás
Física,
10 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás