As dietas enterais são classificadas, de acordo com a complexidade dos nutrientes.
( ) Dietas Poliméricas têm os nutrientes na forma íntegra, menor custo e podem ser dietas hiperprotéicas e hipercalóricas.
( ) Dietas Oligoméricas apresentam os macronutrientes, especialmente as proteínas, parcialmente hidrolisadas, o que torna a digestão facilitada.
( ) Dietas elementares têm seus nutrientes na forma totalmente hidrolisada, sem presença de resíduos e apresentam alto custo.
( ) Dietas Especiais são formulações específicas para suprir as necessidades nutricionais distintas à doença.
( ) Módulos são dietas com predominância de um nutriente específico, podendo ser, por exemplo, aminoácidos de forma isolada.
Assinale as afirmações verdadeiras com V e as afirmações falsas com F; em seguida, marque a alterativa que corresponde à sequência correta.
Escolha uma:
a. F, F, F, V, V.
b. F, V, V, F, V.
c. V, V, V, F, F.
d. V, V, F, F, F.
e. V, V, V, V,
Soluções para a tarefa
Resposta:
V, V, V, V, V.
Explicação:
As dietas enterais são classificadas, de acordo com a complexidade dos nutrientes, em:
Dietas Poliméricas (dieta padrão): os nutrientes são apresentados na forma íntegra, podem conter ou não lactose, possui em baixa osmolaridade, têm menor custo, podem ser dietas hiperproteicas, hipercalóricas, com suplementação ou não de fibras.
Dietas Oligoméricas: apresentam os macronutrientes, especialmente as proteínas, parcialmente hidrolisadas, o que torna a digestão facilitada, com maior osmolaridade e alta absorção intestinal.
Dietas Monoméricas: também chamadas de dietas elementares, seus nutrientes estão na forma totalmente hidrolisada, sem presença de resíduos, hiperosmolares e apresentam alto custo.
Dietas Especiais: são formulações específicas para suprir as necessidades nutricionais distintas à doença de base. Exemplo: dieta especializada para nefropata.
Módulos: são dietas em que há predominância de um nutriente específico, por exemplo: módulos de carboidratos, lipídios, proteínas, aminoácidos de forma isolada, eletrólitos, minerais, entre outros. Exemplo: módulo de glutamina.