Saúde, perguntado por gritletrubia, 4 meses atrás

As desigualdades ainda estão presentes no cuidado em saúde. Mesmo com a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS). Populações indígenas ainda encontram problemas em relação à cobertura, acesso e aceitabilidade. Olhando pela ótica do cuidado e saúde e sua interface com raça e etnia. É correto afirmar que:


As heranças históricas e a invisibilidade não têm implicado no acesso desse grupo aos serviços de saúde, pois eles não apresentam dificuldades na prática de saúde


Populações indígenas tem mais acesso aos serviços de saúde, especialmente a Alta Complexidade, pois são populações ditas vulneráveis e adoecem mais.


O cuidado indígena é baseado no senso comum, sendo assim, é necessário que a comunidade científica faça intervenções que substitua o saber popular pelo saber científico.

Certo
O cuidado em saúde deve considerar a cultura e o contexto local, e particularidades de cada comunidade indígena, a fim de realizar o cuidado de forma integral.


Práticas populares indígenas não devem ser levadas em conta, pois isso dificultada a implementação de cuidado em saúde que seja equânime, integral e universal.

Soluções para a tarefa

Respondido por LarahHime
4

Resposta:

O cuidado em saúde deve considerar a cultura e o contexto local, e particularidades de cada comunidade indígena, a fim de realizar o cuidado de forma integral.

Explicação:

Historicamente, os cuidados aos grupos indígenas eram realizados por grupos religiosos, atualmente são voltados a assistência nos Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). Entretanto ainda é visível a dificuldade de acesso desse grupo, devido as heranças históricas e a invisibilidade. Sendo assim, para maior inclusão deve-se considerar a cultura e o contexto local, reforçando a manutenção de práticas tradicionais de cura.  

Respondido por dayanereis1405
0

Resposta: O cuidado em saúde deve considerar a cultura e o contexto local, e particularidades de cada comunidade indígena, a fim de realizar o cuidado de forma integral.

Explicação:

Perguntas interessantes