História, perguntado por pedropacheco05, 8 meses atrás

As desigualdade sociais no século 18?

Soluções para a tarefa

Respondido por emanuelesoares13
1

Resposta:

A situação da França no século XVIII era de extrema injustiça social na época do Antigo Regime. O Terceiro Estado era formado pelos trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial.  Havia a falta de democracia, pois os trabalhadores não podiam votar, nem mesmo dar opiniões na forma de governo.

Explicação:


pedropacheco05: A pergunta era referente a Portugal.
emanuelesoares13: vvc não tinha falado isso na pergunta
pedropacheco05: Desculpa emanuelesoares13, mas consegues responder referente a Portugal? É urgente mlq
emanuelesoares13: em finais do século XVIII, a desigualdade em Portugal era muito alta. Apesar de, em comparação com outros países, Portugal ser nessa altura menos desigual do que se poderia pensar. Sobre o século XIX ainda sabemos pouco, pelo menos em termos quantitativos. Já em relação ao século XX sabemos muito mais.
pedropacheco05: É só do século 18
emanuelesoares13: em finais do século XVIII, a desigualdade em Portugal era muito alta. Apesar de, em comparação com outros países, Portugal ser nessa altura menos desigual do que se poderia pensar. Sobre o século
Respondido por PowerGirl467
1

Resposta:

O primeiro filósofo a investigar profundamente a origem da desigualdade social foi o o francês Jean-Jacques Rousseau, ainda no século XVIII. De acordo com os escritos de Rousseau, a desigualdade social se iniciou quando a primeira pessoa delimitou um espaço de terra e o chamou de seu.

Explicação:

As desigualdades sociais aumentaram muito na França, e a população passou a lutar por mudanças na sociedade. A situação da França no século XVIII era de extrema injustiça social na época do Antigo Regime. O Terceiro Estado era formado pelos trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial. Os impostos eram pagos somente por este segmento social com o objetivo de manter os luxos da nobreza.

A França era um país com o poder absoluto nesta época. O rei governava com poderes absolutos, controlando a economia, a justiça, a política e até mesmo a religião dos súditos. Havia a falta de democracia, pois os trabalhadores não podiam votar, nem mesmo dar opiniões na forma de governo. Os oposicionistas eram presos na Bastilha (prisão política da monarquia) ou condenados à guilhotina.

 A sociedade francesa do século XVIII era estratificada e hierarquizada. No topo da pirâmide social, estava o clero que também tinha o privilégio de não pagar impostos. Abaixo do clero, estava a nobreza formada pelo rei, sua família, condes, duques, marqueses e outros nobres que viviam de banquetes e muito luxo na corte. A base da sociedade era formada pelo terceiro estado (trabalhadores, camponeses e burguesia) que, como já dissemos, sustentava toda a sociedade com seu trabalho e com o pagamento de altos impostos. Pior era a condição de vida dos desempregados que aumentavam em larga escala nas cidades francesas.

A vida dos trabalhadores e camponeses era de extrema miséria, portanto, desejavam melhorias na qualidade de vida e de trabalho. A burguesia, mesmo tendo uma condição social melhor, desejava uma participação política maior e mais liberdade econômica em seu trabalho.

A situação social era tão grave e o nível de insatisfação popular tão grande que o povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI. O primeiro alvo dos revolucionários foi a Bastilha. A Queda da Bastilha em 14/07/1789 marca o início do processo revolucionário, pois a prisão política era o símbolo da monarquia francesa.


pedropacheco05: A pergunta era referente a Portugal.
PowerGirl467: Att, desculpe
pedropacheco05: Mas sabes referente a Portugal?
PowerGirl467: Não sei, mas vou tentar pesquisar aqui.
pedropacheco05: Ok obrigado
PowerGirl467: Dnd
PowerGirl467: Não consegui achar nada, desculpe-me.
Perguntas interessantes