As demonstrações contábeis ou financeiras são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo (terminado) nessa data. Por meio da análise dessas informações é possível fazer os devidos estudos econômicos, financeiros e contábeis, de forma a visualizar a situação patrimonial da empresa.Aquele que é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade, sendo um documento elaborado ao longo do ano corrente, apontando todas as atividades empresariais que são desenvolvidas e que afetam o patrimônio da empresa, trata-se do:
a.
Demonstrativo do Resultado do Exercício
b.
Patrimônio Líquido
c.
Demonstrações Contábeis
d.
Balanço Patrimonial
e.
Ativo Circulante
Soluções para a tarefa
Letra D.
Trata-de do Balanço Patrimonial.
Basicamente, o Balanço Patrimonial é dividido em:
Ativo: representa o conjunto de bens e direitos de uma organização.
Exemplos:
imóveis (bens) - a estrutura física da empresa (ponto comercial ou prédio comercial).
contas a receber (direitos) - dinheiro das vendas que foram realizadas a prazo (recebíveis), duplicatas a receber e promissórias a receber.
Passivo: representa o conjunto de obrigações ou compromissos da organização com terceiros.
Exemplos:
pagamento de um financiamento;
pagamento do aluguel do ponto comercial;
pagamento da folha salarial (salários dos colaboradores).
Patrimônio Líquido: na prática, é visto como uma sub conta do Passivo de uma companhia. Dentre os elementos presentes no Patrimônio Líquido, podemos destacar o capital social dos sócios, investidores e proprietários.
Espero ter contribuído!