"As danças de rua tiveram origem nos guetos negros norte-americanos, como forma de protesto, e ganharam adeptos no mundo todo. Como o rap, o funk e o break, muitas dessas danças já saíram das ruas e invadiram as academias e palcos teatrais. Dentro da dinâmica das danças de rua, apesar de todos dançarem os mesmos movimentos, há momentos onde um se destaca, realizando sua ‘improvisação’". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STRAZZACAPPA, M. A educação e a fábrica de corpo: a dança na escola. Caderno Cedes, ano XXI, n. 53, p. 69-82, abril., 2001. p. 75. Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Atividades rítmicas e expressivas: a dança na educação física sobre a improvisação na dança, analise as afirmativas: I. O trabalho de improvisação é uma das características marcantes na dança moderna e contemporânea. II. Permitir que os alunos se movimentem livremente ao som de uma música é a melhor estratégia para se trabalhar o improviso nas aulas de dança. III. Um dos elementos marcantes da dança jazz é o improviso, além de movimentações marcantes e fortes. IV. O improviso oferece subsídios para novas interações e para o aumento do repertório corporal dos alunos. São corretas apenas as afirmativas: A I e II B III e IV C I, II e IV D I, III e IV E II, III e IV
Soluções para a tarefa
Resposta:
b)lll e lV
Explicação:
espero ter ajudado
Resposta:
I, III e IV
Explicação:
São corretas as afirmativas I, III e IV. I: “[...] a dança moderna traz a proposta de dançar descalço, com o eixo do movimento no tronco, na coluna e nas articulações em diferentes graus de tensão e relaxamento muscular, bem como na respiração, no contato, na queda e na improvisação, reconhecendo novamente o corpo que dança como linguagem” (livro-base, p. 81). III: “Perceba que a dança jazz, oriunda do improviso, possibilita outros movimentos mais diretos e fortes/explosivos” (p. 190). IV: “[...] suas intervenções na dança devem partir da ampliação das referências individuais e do repertório corporal dos alunos. Isso será importante para que as ações motoras dos estudantes construam uma linguagem, a ponto de que suas criações e improvisações forneçam subsídios para novas intervenções que contribuam para seus processos de atuação no ambiente” (p. 138). A afirmativa II é incorreta: “[...] os professores ingenuamente propõem atividades nas quais solicitam ao aluno que se expresse livremente a partir de determinada música, sem a oferta e construção de possibilidades de movimentos corporais e habilidades a serem ressignificadas em exercício da expressão corporal” (p. 43).