As danças circulares sagradas trazem em suas raízes esse passado longínquo da dança dos povos. Reencontram e recuperam a dança como comunhão e transcendência, uma prática comunitária e gregária. Como no passado, qualquer pessoa pode participar dessa dança, basta entrar na roda, dar as mãos e se abrir para o encontro além da palavra. Elas são práticas de dança desenvolvidas em círculo, envolvendo simbologias, tradição e cultura de diferentes povos, nos passos e nos gestos desenhados no movimento coletivo, as marcas de tradições diversas são dançadas e acolhidas, são vivificadas no círculo. Fonte: Ostetto, Luciana, “Para encantar, é preciso encantar-se: danças circulares na formação de professores”, Cad. Cedes, Campinas, vol. 30, n. 80, p. 40-55, jan.-abr. 2010, pág.46.
Sobre as afirmações das danças populares, marque V para verdadeiro ou F para falso:
( ) A inclusão da dança na escola é oportuna tanto para a diversidade do legado das danças populares tradicionais quanto para possibilitar a promoção da saúde e autonomia no uso do corpo.
( ) A inclusão da dança na escola permite o contato com a cultura popular por intermédio de práticas pedagógicas tradicionais.
( ) A prática da dança incita a desigualdade no contexto escolar.
( ) A experiência de dançar no círculo é particular e polissêmica. Nesse sentido, um dos aspectos importantes de se ressaltar é a entrega do participante.
( ) A prática da dança privilegia o contato com o outro, em detrimento do individualismo no movimento.
Assinale a sequência correta: Escolha uma:
a. V - F - V - F -V.
b. V - F - V - V – F.
c. V - F - F - V - F. CORRETA
d. F - V - F - V - F.
e. F - F - V - F - V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
21
Alternativa correta é: V - F - F - V - F.
Respondido por
20
c. V - F - F - V - F. (corrigido pelo AVA)
Perguntas interessantes