Matemática, perguntado por lucelialsp, 1 ano atrás

As curvas de oferta e de demanda de um produto representam, respectivamente, as quantidades que vendedores e consumidores estão dispostos a comercializar em função do preço do produto. Em alguns casos, essas curvas podem ser representadas por retas. Suponha que as quantidades de oferta e de demanda de um produto sejam, respectivamente, representadas pelas equações:  QO = –20 + 4P QD = 46 – 2P   em que QO é quantidade de oferta, QD é a quantidade de demanda e P é o preço do produto.   A partir dessas equações, de oferta e de demanda, os economistas encontram o preço de equilíbrio de mercado, ou seja, quando QO e QD se igualam.   Para a situação descrita, qual o valor do preço de equilíbrio?

Soluções para a tarefa

Respondido por Celio
758
Olá, Lucélia.

O preço de equilíbrio surge no ponto onde as curvas da oferta e da demanda se igualam (é a chamada "Lei da Oferta e da Procura").

Assim, no equilíbrio, teremos que:

Q_o = Q_d\Rightarrow\\\\-20 + 4p = 46 - 2p\Rightarrow\\\\
4p+2p=46+20\Rightarrow\\\\ 6p=66\Rightarrow\\\\\boxed{p=11}

Ou seja, o preço que equilibra a oferta e a demanda é de R$ 11,00.

Uma informação interessante é que o preço de equilíbrio surge do encontro natural das forças de mercado de oferta e procura. Toda vez que governos tentam impor preços aos produtos, por meio de tabelamentos ou congelamentos, ocorrem desequilíbrios na oferta e na procura, ocasionando problemas econômicos como inflação, desabastecimento, recessão, etc.
Respondido por colossoblack
333

Faremos:

Qo = QD

-20 + 4P = 46 – 2P

4P + 2P = 46 + 20

6P = 66

P = 66/6

P = 11

O preço de equilíbrio é R$11,00

att Colossoblack

Perguntas interessantes