As curvas características são essências para a seleção das bombas centrífugas e projetos de sistemas de bombeamento. Uma determinada bomba centrífuga foi testada e suas curvas características de elevação e eficiência ajustadas pelas seguintes equações parabólicas: Imagem A respeito dessa bomba, analise as afirmações a seguir: I - Sua eficiência máxima é 60%. II - Sua máxima altura de elevação é 35 m. III - Sua altura de elevação no ponto de máxima eficiência é 21 m. IV - Sua vazão no ponto de máxima eficiência é 0,1 m3/s. Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta: Escolha uma: a. Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. B. Apenas as afirmativas I e II estão corretas. C. Apenas as afirmativas III e IV estão corretas. D. Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. E. Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
Soluções para a tarefa
Após análise da imagem A sobre curva de características de elevação e eficiência, é possível determinar que as proposições I e II são verdadeiras.
III - Falsa porque em sua máxima eficiência a altura será de 35 metros.
IV - Falsa porque o η é estabelecido em % e não em m³.
Considere para avaliação:
Hm = HG + KQ² (fórmula Universal)
Hm = HG + K(fórmula de Hazen-Williams)
Na questão vemos:
H = 35 - 400Q²
η = 600Q - 1500Q²
onde H = metros, Q = m³/s e η = %
Curva da bomba versus curva do sistema
Uma bomba tem sua operação definida em função da altura geométrica, perda de carga total e da curva característica da bomba.
Portanto, o ponto de operação é a interseção da curva característica da bomba com a curva do sistema de tubulação.
A equação do sistema de tubulação, para a curva anterior, sujeito à mesma pressão atmosférica é obtida pela equação: = + ∆ℎ1,2
Sendo:
Hm – altura manométrica
Hg – altura geométrica
∆hp1,2 – perda de carga total na tubulação
Portanto, numa instalação cuja altura geométrica, diâmetro e comprimento sejam conhecidos, a equação característica do sistema é dependente somente da vazão de = βLv/.
A depender da fórmula para cálculo de perda de carga, os valores de r e n na equação acima correspondem fixamente a:
Hazen-Williams: n = 1,85 e = 10,64 / * v
Fórmula universal: n = 2 e = 8/ ² * v
Veja imagem A aqui: https://brainly.com.br/tarefa/14088640
Aprenda mais sobre cálculo de vazão aqui: https://brainly.com.br/tarefa/39121207
#SPJ4