História, perguntado por MateusAmaral2217, 1 ano atrás

"As culturas nacionais são tentadas, algumas vezes, a se voltar para o passado, a recuar defensivamente para a q u e le 'tem po perdido', quando a n ação era 'grande'; são tentadas a restaurar as identidades passadas. Este constitui o elemento regressivo, anacrônico, da história da cultura nacional. Mas frequentemente esse mesmo retorno ao passado oculta uma luta para mobilizar as A resposta deste doc. está no Suplemento para o professor. 'pessoas' para que purifiquem suas fileiras, para que expulsem os 'outros' que ameaçam sua identidade e para que se preparem para uma nova marcha para a frente."

Segundo o texto, que relação pode ser estabelecida entre nacionalismo e xenofobia? Qual é o uso que se faz da história de um povo quando essa relação se estabelece?

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
27
Olá,

O nacionalismo por vezes costuma atravessar uma linha que o separa da xenofobia. Podemos estabelecer uma relação entre ambos a partir do momento que a ideia nacionalista de resgatar o passado e uma "antiga grande nação" coloca a culpa em outros povos, raças e culturas para o seu suposto declínio.

A partir disso, os cidadãos começam a agir de maneira xenofóbica, expressando o ódio e canalizando seu sentimento de revolta e frustração em outro povo.

Podemos tirar como exemplo a Alemanha de Hitler, onde o mesmo colocava a culpa de todos os problemas sociais nos judeus, isentando os próprios alemães da responsabilidade pelo sucesso nacional.

Os xenofóbicos usam a história (e a dramatizam) de modo a parecer que todos os problemas ocorreram somente pela chegada de estrangeiros; colocando-os como grandes vilões.

Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes