“As culturas do continente grego e das ilhas vizinhas tornaram-se extremamente complexas no decorrer do terceiro e segundo milênios, atingindo seu apogeu entre 1600 e 1220. Já o final do segundo milênio (séculos XIII e XII) testemunhou destruições maciças acompanhadas de movimentos populacionais no Mediterrâneo Oriental”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MONZANI, J. Processos de integração e desintegração na Grécia no final da Idade do Bronze e início da Idade do Ferro (1300 a 800 a.c.). Mare Nostrum, n. 4, p. 1-21, 2003, p. 1.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre o desaparecimento da civilização micênica, é correto afirmar que:
A
a civilização micênica desapareceu em função das invasões dóricas ocorridas no século XII a.C.
B
atualmente, não existem evidências disponíveis para a elaboração de hipóteses sobre o desaparecimento da civilização micênica.
C
atualmente, é consenso na historiografia que o colapso da civilização micênica se deveu a múltiplos fatores, tanto de origem natural (terremotos e/ou secas) quanto humana (guerras e/ou rebeliões).
D
a tese de um colapso da civilização micênica foi refutada, já que muitos elementos permaneceram existindo na cultura grega, como a escrita em Linear B e as estruturas palacianas.
E
as pesquisas recentes demonstram que o colapso da civilização micênica se deveu a causas exclusivamente naturais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
alternativa e as pesquisas recentes demonstram que o colapso da civilização micenica se deveu a causas exclusivamente naturais
LeticiaMart:
E a letra C
Perguntas interessantes