As Cruzadas podem ser vistas como um momento de expansão da sociedade feudal? Justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O feudalismo é caracterizado por ser um sistema fechado, onde tudo gira em torno dos feudos (grandes propriedades rurais, grandes "fazendas"). Nesse sistema fechado, a economia girava em torno da subsistência, ou seja, cada feudo produzia o necessário para o próprio consumo. Diante do aumento populacional, a Igreja (que era principal instituição política e cultural da época) precisava "se livrar" desse excesso populacional, então criou as Cruzadas: expedições militares e religiosas com o intuito de tomar Jerusalém, considerada "terra santa" pelas religiões judaica, cristã e muçulmana. As Cruzadas geraram a expansão da sociedade feudal, já que era um sistema fechado na Europa Ocidental e que passou a se expandir para o Oriente diante de tais expedições.
Explicação:
espero ter ajudado <3 :3
Sim, as Cruzadas podem ser vistas como um momento de expansão da sociedade feudal pelo motivo de que houve conquistas territoriais. No entanto, isso gerou uma crise ao sistema compreendido como feudalismo.
O objetivo da convocação pelo Papa Urbano em 1095 era iniciar as expedições cristãs contra os muçulmanos. Os soldados e nobres que lutassem na guerra santa seriam agraciados pela Igreja Católica, e seriam perdoados por todos os pecados que pudessem ter cometido.
Haviam interesses econômicos nas Cruzadas, devido à possibilidade da criação de novos feudos. Porém, as cruzadas não tiveram resultados positivos aos cristãos. Os vencedores foram os muçulmanos/árabes.
Transformações causadas pelas Cruzadas:
- Enfraquecimento do feudalismo;
- Fortalecimento do poder real;
- Viabilizaram a expansão de mercado.
Veja mais sobre as Cruzadas em:
https://brainly.com.br/tarefa/2418077