as cruzadas empreendidas entre 1095 e 1270 corresponderam ao maior embate entre exércitos cristãos e muçulmanos da história. nesse período de quase 200 anos, soberanos e generais europeus partiram para a terra santa a fim de conquistar jerusalém, onde se encontrava a igreja do santo sepulcro, local de maior veneração do cristianismo. por outro lado, os líderes muçulmanos e suas tropas resistiram, perderam e, por fim, reconquistaram a cidade — que consideram a terceira mais sagrada. segundo a crença muçulmana, foi em jerusalém que muhammad (maomé) teria empreendido a viagem noturna, uma visita ao inferno e ao céu. galileu história. são paulo: editora globo, 2007 (adaptado). as cruzadas foram expedições militares organizadas pela cristandade europeia para tomar jerusalém dos muçulmanos. entre as motivações envolvidas em sua organização, destaca-se: a o intento dos cristãos bizantinos de promover uma aproximação com os cristãos romanos, a fim de restabelecer a unidade cristã recentemente rompida. b o interesse de comerciantes europeus em retomar antigas rotas de comércio entre a europa e o oriente, abandonadas devido às invasões bárbaras. c a ambição de segmentos da nobreza ligados à companhia de jesus quanto à expansão da fé católica para conter o avanço dos protestantes. d o interesse das massas populares, em obediência aos apelos do papa, para propagar a mensagem cristã no oriente e conter o avanço do islã. e o esforço dos estados absolutistas europeus em ampliar suas práticas mercantilistas e conquistar novos mercados consumidores.
Soluções para a tarefa
As Cruzadas, expedições militares ocorridas entre cristãos e mulçumanos ao longo dos anos de 1095 e 1270 tiveram como motivações: “o interesse de comerciantes europeus em retomar antigas rotas de comércio entre a Europa e o Oriente, abandonadas devido às invasões bárbaras. ” (alternativa b)
O interesse comercial através das Cruzadas
As Cruzadas se tornaram um ambiente favorável para realizar contatos com os mercadores para ampliar as trocas comerciais e voltar a reaquecer o comércio na Europa.
As Cruzadas contribuíram para a reabertura econômica do Mar Mediterrâneo, pois ao sair do Ocidente em direção ao Oriente através dessa região, as antigas rotas comerciais passaram a ser retomadas.
A partir da quarta Cruzada, as expedições passaram a ter caráter comercial, o que mais tarde contribuiu para o “renascimento” comercial no continente europeu que estava enfraquecido com as invasões bárbaras.
Aprenda mais sobre as Cruzadas em: https://brainly.com.br/tarefa/2418077
#SPJ4