As crianças precisam apreender a função social da escrita. Elas devem saber responder às perguntas: para que se deve aprender a ler e a escrever? Qual o uso dessa linguagem na vida cotidiana? O professor deve investigar essas questões, junto com elas. Das afirmativas abaixo, qual apresenta um exemplo de formas de investigação do sentido da leitura e da escrita?
a)
Discutir com as crianças sobre onde encontramos as letras.
b)
Apresentar o motivo de cada letra estar em determinado lugar.
c)
Listar palavras contidas no dicionário iniciadas com a letra do alfabeto trabalhada na semana.
d)
Apresentar tipos de textos práticos às crianças e os seus respectivos objetivos.
e)
Transcrever nomes do mobiliário da sala para o caderno.
Soluções para a tarefa
Resposta:A
Explicação:
a)Discutir com as crianças sobre onde encontramos as letras.
retende-se aqui discorrer de forma breve e simplificada os desafios do ensino da leitura e escrita em sala de aula, enfatizando o letramento e a alfabetização. Sabe-se que a leitura e escrita são elementos importantes em nossa vida e o ensino das mesmas encontra-se defasadas. Muitas crianças dos anos iniciais do ensino fundamental ainda não dominam esses saberes. Algo muito grave, pois foram implantados programas para que crianças de 8 anos já tenham dominado essa capacidade e isso infelizmente na prática não está ocorrendo.
b)Apresentar o motivo de cada letra estar em determinado lugar.
Densidade demográfica corresponde à distribuição da população em uma determinada área. Também chamado de densidade populacional ou população relativa, esse índice demográfico representa, portanto, uma média entre a área de um determinado lugar e o total de habitantes que nela se encontram.
O resultado obtido por meio do cálculo da densidade demográfica permite analisar a população de um determinado lugar, como ela é distribuída e quais são os fatores que influenciam os níveis de concentração de indivíduos em uma mesma área.
c)Listar palavras contidas no dicionário iniciadas com a letra do alfabeto trabalhada na semana.
Podemos utilizar diversos recursos, como músicas, livros de literatura, janelinha (preguicinha), bingo do alfabeto, história do alfabeto, exposição de letras em sala de aula (na altura dos alunos, de preferência), letras feitas com o nosso corpo, cartazes feitos pelos próprios alunos, alfabetos de bolso, dicionários infantis…
Importante: três dicas são preciosas. Cuide para utilizar palavras do cotidiano das crianças, pensando sempre no contexto e na realidade da turma. Utilize como recurso fotos das próprias crianças para ilustrar o alfabeto da sala. Renove os cartazes durante o ano, troque, não deixe sempre as mesmas ilustrações, objetos, imagens.
d)Apresentar tipos de textos práticos às crianças e os seus respectivos objetivos.
Pretende-se aqui discorrer de forma breve e simplificada os desafios do ensino da leitura e escrita em sala de aula, enfatizando o letramento e a alfabetização. Sabe-se que a leitura e escrita são elementos importantes em nossa vida e o ensino das mesmas encontra-se defasadas. Muitas crianças dos anos iniciais do ensino fundamental ainda não dominam esses saberes. Algo muito grave, pois foram implantados programas para que crianças de 8 anos já tenham dominado essa capacidade e isso infelizmente na prática não está ocorrendo.
e)Transcrever nomes do mobiliário da sala para o caderno.
Recomendações técnicas fixando procedimentos aplicáveis à elaboração de projetos e desenvolvimento de mo-
biliário para edificações escolares do primeiro grau. Os organismos responsáveis pelas redes físicas estaduais e
municipais podem usá-las na determinação das exigências mais
adequadas aos propósitos e às condições locais.
Resposta:
a) Discutir com as crianças sobre onde encontramos as letras.
Explicação:
RESPOSTA CORRETA
Essa é uma atividade de letramento realizada com as crianças.