As crianças avaliadas pelo teste de inteligência e classificadas como deficientes, normais ou superdotadas, ficavam rotuladas, e pais e professores agiam em função das expectativas que as classificações geravam, induzindo a criança a corresponder estas expectativas:
a) abordagem da psicologia dinâmica
b)abordagem do senso comum
c)abordagem da psicologia diferencial
d)testes de inteligencia
e) critica aos testes de inteligencia
Soluções para a tarefa
Olá.
O enunciado está mal formulado, pois faltam palavras que são extremamente necessárias para a construção de sentido, que nos induziria a responder corretamente. Todo modo, disserto um pouco sobre o que é e o efeito sociocultural dos testes de QI.
Os Testes de QI (Quociente – Quantidade – de inteligência) foram criados com a justificativas de buscar compreender/medir a inteligência de quaisquer indivíduos que fossem testados. Os testes iniciais continham diversas perguntas, que estavam diretamente ligadas com a percepção visual e o raciocínio lógico-matemático.
Por um bom tempo foi crido que esses testes realmente eram eficazes, mas era observável que, praticamente, apenas os que estavam em “classes socioeconômicas mais altas” conseguiam altas pontuações de QI, o que supostamente os colocavam como “mais inteligentes” e aumentava o preconceito contra as “classes socioeconômicas mais baixas”. O preconceito entre as “classes” já existia no senso comum, ganhando um suposto “embasamento científico”, que anos mais tarde foi criticado e desvalorizado.
Uma das críticas mais bem fundamentadas leva em consideração que existem mais de um tipo de inteligência, como teorizou Gardner em 1982. Não é possível medir as habilidades que se desenvolvem nas ciências humanas e biológicas a partir de um teste de lógica-matemática, o que já invalida o teste.
Trabalhando um pouco com as alternativas:
O Senso Comum é um dos que mais usam estereótipos e que molda o indivíduo sem conhecimento científico. A alternativa B, levando em consideração o que foi falado, é válida, mas tem outra que é melhor.
Os testes de inteligência supostamente davam um embasamento científico, o que levava o indivíduo a corresponder aos estereótipos do senso comum. A resposta que mais se adequada, “que parece mais certa”, é a alternativa D.
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos