As crescentes exigências de qualidade, consequência do novo modelo de produção, geraram uma preocupação com a qualidade dos serviços e, por extensão, com a qualidade da mão-de-obra, o que levou as empresas a constatarem que o sistema regular de ensino não estava preparando adequadamente seus trabalhadores.
Nesse contexto, a qualidade da educação é associada aos princípios mercadológicos de produtividade, introduzindo nas escolas a lógica da concorrência no mercado, que trouxe para algumas escolas uma mudança nas suas relações, transformando quem ensina num prestador de serviço, quem aprende no cliente, e a educação num produto a ser produzido com alta ou baixa qualidade.
No bojo das discussões relacionadas com o novo modelo de produção, surgiu a questão da superação da qualificação, pois o conceito de qualificação estaria ligado à formação para um determinado posto de trabalho, característica do modelo da produção em série. O novo modelo necessitava de uma formação com padrão exigido, para uma atuação flexível com tarefas bem mais complexas.
O termo competência, já conhecido pelas ciências psicológicas de matriz comportamental, é utilizado no vocabulário das organizações produtivas orientadas pela busca de flexibilidade e mudanças organizacionais na gestão de recursos humanos.Assim, a noção de competência procura adequar a formação profissional às exigências de racionalização de uma nova forma de organização do trabalho. Dessa maneira, o indivíduo estaria no centro do processo produtivo e o seu desenvolvimento no trabalho, assim como, o sucesso da organização ficaria condicionado à prioridade que ela tem atribuído à aquisição de competência, a qual conduziria ao desenvolvimento intelectual e comportamental dos indivíduos.
Fonte: NETO, Afonso Cavalheiro. A escola como expressão e resposta às exigências dos modelos de produção do capital. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá. Orientador: João Luiz Gasparin. Maringá, 2006, p. 66-67.
Considerando o texto apresentado, analise as afirmações a seguir.
I. A constatação realizada pelas empresas sobre o novo modelo de produção foi incapaz de impactar as estruturas escolares.
II. A absorção do conceito de competência, nesse contexto, demanda que os indivíduos contratem escolas altamente especializadas inacessíveis ao poder aquisitivo da maioria da população.
III. O novo modelo de produção trouxe mudanças restritas às organizações, mantendo as exigências de formação já praticadas anteriormente pelo sistema regular de ensino.
IV. A incorporação da noção de competência nesse contexto traz desafios constantes para a capacitação e treinamento de trabalhadores.
V. A inserção de conceitos da psicologia comportamental na educação, permitiu aos indivíduos, insubordinar sua evolução profissional e educacional em relação às exigências do mercado.
É correto apenas o que se afirma em
Escolha uma:
a. IV.
b. I, III, IV e V.
c. II, III, IV e V.
d. I e II.
e. I, II, III e V.
veraleethebest:
Qual a resposta?
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
Explicação:
Letra d iv
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Contabilidade,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás