as crenças religiosas influenciam diversos aspectos da sociedade maia,inclusive questoes culturais variada.Explique como isso ocorreu e cite exemplos dessa influencia
Soluções para a tarefa
A religião maia era politeísta e cada cidade possuía um deus específico. A religião influenciava como o rei era visto, pois ele era considerado uma manifestação dos deuses.
Os sacrifícios para os deuses eram uma manifestação religiosa e cultural, sendo uma forma de agradar os deuses e manter o bom funcionamento do universo.
Outro aspecto é a arquitetura, pois os templos e pirâmides possuíam escadas altas, nos quais o topo representava a ligação entre os homens e os deuses e eram realizados cultos e rituais.
Civilização Maia:
Os maias entendiam o tempo como cíclico, no qual os acontecimentos eram repetidos. Eles adoravam deuses e elementos da natureza. Os escravos ou inimigos eram ofertados como sacrifícios.
Locais naturais como cavernas eram considerados sagrados e crença nos espíritos e no poder dos ancestrais. A presença de rituais funerários indica a crença na vida após a morte.
Habitavam a região Mesoamérica - atuais México, Guatemala. Honduras, El Salvador e Belize. Se organizavam em cidades-estado e a sociedade era hierarquizada.
Desenvolveram arquitetura e matemática, escritos com hieróglifos como base, e agricultura.
Hierarquia:
- os camponeses eram responsáveis pela agricultura e fornecimento de alimentos para as cidades.
- as elites eram responsáveis pela administração das cidades.
- os sacerdotes realizavam as funções religiosas.
- o rei era a autoridade máxima das cidades.
Não se sabe exatamente o que levou à decadência dos maias, mas provavelmente foram o esgotamento de terras que causou fome, as doenças, ataques inimigos e desastres naturais. Esses aspectos geraram o esvaziamento das cidades, com muitos habitantes se deslocando para outros locais.
Os europeus encontraram estas cidades inabitadas ou pouco habitadas.
Leia mais sobre crenças religiosas: https://brainly.com.br/tarefa/24091926
#SPJ2