As correntes marítimas contribuem para tornar alguns lugares do mundo extremamente piscosos, ou seja, ricos em peixes. Isso acontece devido porque: (1,0)
a) As correntes transportam o plâncton, minúsculos animais ou vegetais que são depositados nas praias.
b) As correntes transportam o plâncton, grandes animais ou vegetais que vivem nas águas.
c) As correntes transportam o plâncton, minúsculos animais ou vegetais que vivem nas águas.
d) As correntes marítimas afastam o plâncton, minúsculos animais ou vegetais que vivem nas praias.
e) As correntes marítimas transportam o plâncton, minúsculos animais ou vegetais que vivem nas praias.
Soluções para a tarefa
Resposta:
ESPERO TER AJUDADO!!;)
Explicação:
Olá! Tudo bem?
Espero que sim!
As correntes marítimas, de forma simplificada, são os fluxos de água com características comuns que se deslocam ao longo dos oceanos. Entre essas características específicas, destacam-se a salinidade e, principalmente, as temperaturas, fazendo com que exista uma direta relação entre as correntes marítimas e o clima do planeta, bem como a distribuição de calor sobre a superfície oceânica. Em outras palavras, elas constituem-se como um importante fator climático.
Por causa do movimento de rotação da Terra e do consequente efeito coriolis (uma força inercial que atua sobre um corpo cujo sistema de referência encontra-se em rotação), as correntes marinhas circulam em sentidos diferentes entre os dois hemisférios: no norte, elas percorrem o sentido horário e, no sul, elas percorrem o sentido anti-horário. A direção que elas assumem é importante não só para o clima, mas também para definir a direção em que se deslocam várias espécies de animais marinhos, contribuindo para o equilíbrio dos ecossistemas oceânicos e também para atividades econômicas relacionadas com a pesca.
Os fatores responsáveis pelas correntes marítimas são, notadamente, o deslocamento dos ventos e das massas de ar, além das diferenças de temperatura, de salinidade e de pressão atmosférica, de forma que o relevo submarino e até a forma dos continentes e ilhas também interferem na orientação do deslocamento dessas correntes.
Como a temperatura é um dos principais fatores relacionados com essa dinâmica das águas dos oceanos, ela é utilizada como critério para a classificação das correntes marítimas. Assim, as correntes são divididas em quentes e frias