As corporações de ofício reuniam artesãos especializados, como sapateiros, tecelões e ferreiros, com o objetivo de regulamentar a profissão e suas atividades, garantir a qualidade da produção e evitar a concorrência entre oficinas de uma mesma especialidade dentro do burgo. Como eram organizadas essas corporações?
Soluções para a tarefa
As corporações de ofício eram bem organizadas. Existiam as seguintes categorias numa corporação:
- Mestres: eram os donos de oficina e com muita experiência no ramo em que atuava;
- Oficiais: tinham uma boa experiência na área e recebiam salário pela função exercida;
- Aprendizes: eram jovens em começo de carreira que estavam na oficina para aprender o trabalho. Não recebiam salário, mas ganhavam, muitas vezes, uma espécie de ajuda.
Podemos considerar as corporações de ofício como uma espécie de embrião dos sindicatos modernos.
A organização das corporações de ofício eram estabelecidas de forma hierárquica:
- Mestres: Os donos da oficina e de todos os artefatos necessários para se aprender a executar uma profissão, e tinham a incumbência de transmitir o seu conhecimento aos aprendizes, que poderiam ascender a posição de oficiais;
- Oficiais: Posição intermediária entre aprendiz e mestre;
- Aprendizes: Qualquer interessado em aprender uma profissão, e seu treinamento poderia perdurar por doze anos.
Na Idade Média eram comuns essas formações profissionais, e remetiam aos preceitos bíblicos de compartilhamento do "pão", já que era uma sociedade com religiosidade muito arraigada.
Além da transmissão de conhecimento, existia ainda o estabelecimento da tabela de preços para se cobrar por um produto ou serviço para que todos os integrantes pudessem trabalhar sem maiores competições. Essa foi uma importante base para a formação sindical.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/20345702
Bons estudos!