As cores, os traços, os desenhos fazem parte do universo infantil. Segundo Jardim e Batalha (2019), inicialmente, a criança começa a perceber as possibilidades dos traços e essa exploração de natureza motora vai se ampliando para a elaboração de representacões. A construção de repertórios imagéticos também é de extrema importância para o desenvolvimento do desenho. Leia as afirmações apresentadas e assinale a alternativa correta:
Fonte: JARDIM, T. M. S.; BATALHA, L. S. Educação e Artes. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A., 2019.
Soluções para a tarefa
As alternativas não foram dispostas, todavia, é possível responder a questão com base no contexto. De fato é muito importante haver um desenvolvimento do imaginário da criança de modo que o desenvolvimento da mesma depende bastante de como ela encara o mundo.
O desenvolvimento da criatividade é muito importante para que possamos ter diferentes soluções para um mesmo problema, por esse motivo, na infância, é interessante construir cenários e brincadeiras que possam desenvolver a criatividade da criança.
Resposta:
Complemento da pergunta.
a) Chamamos de garatujas os desenhos em que a criança tenta reproduzir a figura humana.
b)
Chamamos de garatujas os primeiros traços produzidos pelas crianças como se fossem descargas de energia. ( resposta correta)
c) As garatujas são os traços mais desenvolvidos que as crianças realizam. Esses desenhos costumam ser repletos de detalhes.
d)
A garatuja é a primeira forma de escrita da criança por isso trata-se de uma prática mais importante do que a fala.
e)
A característica principal da garatuja é determinar uma forma, isto é, representar algo, principalmente nos primeiros traços.
Explicação:
Quando dá seus primeiros passos no desenho, é neste momento que recebe o nome de garatuja, a criança está mais interessada no efeito surpreendente que produz ao passar o lápis sobre o papel do que em representar qualquer coisa. Predomina a imaginação.
É com o passar do tempo e com os estímulos oferecidos à criança que o desenho evolui, passa a ter formas mais precisas, até que enfim apresenta figuras mais nítidas e bem definidas.
Os rabiscos fazem parte do desenvolvimento infantil, da motricidade fina, da escrita, da representação do mundo, da confiança em si e da formação da personalidade. Eles são uma tentativa da criança de representar o mundo.