As contradições presentes no processo de produção do espaço urbano brasileiro são muitas. Dentre os seus efeitos mais visíveis, podemos citar: I. A falta de moradia e favelização; II. A ausência de mobilidade urbana; III. Os elevados índices de violência; IV. A baixa especulação imobiliária; 1. Após analisar as informações acima, podemos concluir que: * 1 ponto a) todas as afirmativas estão corretas b) somente as afirmativas II, III e IV estão corretas c) somente as afirmativas I, II e III estão corretas d) somente as afirmativas I, II e IV estão corretas Como efeito da atuação inadequada do homem sobre o meio ambiente, surge o problema da poluição das águas. No Brasil, vários rios agonizam, como o Tietê, que atravessa o estado de São Paulo, e o dos Sinos, que recebe poluentes industriais de várias cidades da Grande Porto Alegre. Observe estas medidas: I – Tratamento dos esgotos urbanos e despejos industriais; II – Controle do uso de fertilizantes e pesticidas químicos na agricultura desenvolvida nas bacias hidrográficas; III – Envolvimento da comunidade em campanhas pela recuperação da qualidade da água; IV – Plantio de espécies nativas junto às margens dos rios, para refazer a mata ciliar. 2. Quais das medidas acima, se adotadas, amenizariam a situação descrita sobre a poluição das águas? * 1 ponto a) Apenas I e II b) Apenas I e III. C) nenhuma das alternativas d) todas as alternativas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sobre o processo de produção do espaço urbano brasileiro, a resposta é ALTERNATIVA C.
Na zona urbana, há uma série de antagonias que impossibilitam que o ser humano viva bem e consiga progredir, são elas: pouca residência, a violência e a ínfima mobilização por parte da população.
O processo de favelização acontece porque o capitalismo, tido como um desenvolvimento obtido por meio do capital em grande quantidade e sua alta produção, é o principal fator para fundar a segregação nos espaços das classes sociais.
Enquanto o proletariado vive se modo subalterno, marginal e à mercê dos benefícios potencializados pelo capital, o capitalista incentiva e ratifica a segregação, isto é, a disparidade entre as classes, por intermédios de discursos fajutos e que elevam a desigualdade social.
Assim, a violência é consequência do processo de desigualdade social, pois os mais pobres são oprimidos e os mais ricos, favorecidos. Necessita-se que haja intervenção estatal e maior mobilização por parte da classe mais pobre.
Explicação:
Resposta de:
@larissamagrani
Resposta:
1 C
2 D
Explicação:
2 D