História, perguntado por sammylaa, 11 meses atrás

As “Constituições” de 1599, conhecidas como Ratio Studiorum, determinaram a primeira legislação escolar da Companhia de Jesus. Em suas regras havia a proposição dos cursos de Letras, com duração de cinco anos; de Filosofia, com duração de três anos; e Teologia, com duração de quatro anos. Sobre a atividade pedagógica jesuítica, julgue as afirmativas a seguir, indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.



( ) O Ratio Studiorum, servia como manual de responsabilidade, desempenho, subordinação e relacionamento dos membros dos colégios da Companhia de Jesus.

( ) A pedagogia jesuítica fundamentava-se na promoção da autonomia intelectual e na crítica da ordem social, do poder político, dos valores, dos costumes e da fé cristã.

( ) Ratio Studiorum sinalizava uma rígida hierarquia entre os saberes; tanto o ensino de Letras quanto o de Filosofia não funcionavam senão como introdução para a formação teológica.

( ) O método educacional das escolas jesuítas seguiam as diretrizes do Ratio Studiorum eram ministradas de modo verbal e baseavam-se no diálogo crítico e reflexivo.

( ) As aulas eram ministradas por meio de repetições diárias e semanais dos conteúdos; o professor deveria valer-se dos manuais e os estudantes reproduziam fielmente os conhecimentos adquiridos.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
14

I é verdadeira, sendo tanto um manual de técnica pedagógica quanto um manual de conduta - em especial com os povos nativos.

II é falsa, promovia a dependência entre professor e aluno.

III é verdadeira, elencando, de acordo com a crença medieval, os saberes em escala ascendente até a teologia, o sumo saber.

IV é falsa, o aluno era passivo neste processo.

V é verdadeira, sendo o fundamento da pedagogia tradicional no Brasil - onde permaneceram, como autoridades na pedagogia, até meados do século XVIII


sammylaa: Correto, corrigido pelo ava! Obrigada
Perguntas interessantes