As condições de uso e ocupação do solo urbano variam de acordo com o local, as condições climáticas, o adensamento populacional, as espécies de atividades econômicas exploradas e até em função da cultura de cada comunidade. A cidade é o resultado de uma série de forças sociais, culturais, econômicas, políticas e ambientais diversas. O espaço é produto da organização social e também agente ativo e reprodutivo da sua conformação.
Desenvolver dentro deste espaço exige que se leve em conta alguns fatores essenciais, como o quadro social, as disponibilidades técnicas e financeiras – tanto do Estado quanto da população – a suportabilidade ambiental, as tradições das comunidades e as formas de articulação dos citadinos. A inexistência de padrões nas cidades e a variabilidade das demandas e deficiências ocorrem em função desta pluralidade de fatores. A determinação do conteúdo das políticas urbanas somente é possível, por conseguinte, na realidade concreta.
Neste sentido, são essenciais estudos e análises rigorosas de aspectos sociológicos, demográficos, espaciais, econômicos, de saúde e educação das diferentes regiões que compõem as cidades. Conhecendo estes fatores, poderão ser inseridos princípios gerais e regulamentações setoriais para cada um destes âmbitos do Município. E como o Plano Diretor estabelece a base normativa da projeção e desenvolvimento do espaço da cidade, todos os elementos devem estar presentes na lei do plano, seja sob o formato de princípio ou diretriz, seja relacionado a questões de ordenação concreta.
LUFT, R. M. Questões pontuais na elaboração do plano diretor: planejamento urbano e factibilidade ética. In: RFD- Revista da Faculdade de Direito da UERJ. n. 18, pp.1-18 (2010).
Tendo em vista as informações apresentadas acerca das dinâmicas implicadas no desenvolvimento das cidades, é correto afirmar que:
Alternativas:
Alternativa 1:
a aplicação de um mesmo plano diretor para todos os municípios erradicaria as desigualdades sociais e econômicas observadas em nossa estrutura social.
Alternativa 2:
o principal aspecto a ser considerado para a organização do espaço urbano é a cultura do povo, da qual decorrerá a forma de uso e ocupação do solo.
Alternativa 3:
é preciso conhecer a fundo a cidade, sua geografia, cultura e economia, para planejar as políticas de desenvolvimento a serem implementadas.
Alternativa 4:
questões financeiras ou operacionais não podem ser usadas como justificativa para o não cumprimento do plano diretor, que traz a organização ideal da cidade.
Alternativa 5:
o plano diretor deve trazer informações estritamente ligadas ao espaço físico da cidade, enquanto aspectos sociais e econômicos são apresentados em normativas específicas.
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa 3:
É preciso conhecer a fundo a cidade, sua geografia, cultura e economia, para planejar as políticas de desenvolvimento a serem implementadas.
Explicação:
Alternativa 1:
a aplicação de um mesmo plano diretor para todos os municípios erradicaria as desigualdades sociais e econômicas observadas em nossa estrutura social. (F)
Alternativa 2:
o principal aspecto a ser considerado para a organização do espaço urbano é a cultura do povo, da qual decorrerá a forma de uso e ocupação do solo. (F)
Alternativa 3:
é preciso conhecer a fundo a cidade, sua geografia, cultura e economia, para planejar as políticas de desenvolvimento a serem implementadas. (V)
Alternativa 4:
questões financeiras ou operacionais não podem ser usadas como justificativa para o não cumprimento do plano diretor, que traz a organização ideal da cidade. (F)
Alternativa 5:
o plano diretor deve trazer informações estritamente ligadas ao espaço físico da cidade, enquanto aspectos sociais e econômicos são apresentados em normativas específicas. (F)
Acerca das dinâmicas implicadas no desenvolvimento das cidades, entende-se que é preciso conhecer a fundo a cidade, sua geografia, cultura e economia, para planejar as políticas de desenvolvimento a serem implementadas. Alternativa 3.
Desenvolvimento urbano é um assunto moderno e constantemente em pauta, pois há a necessidade de se entender os contextos de determinada constituição urbana, a fim de se promulgar políticas que possam favorecer todos os habitantes evitando-se assim maiores abismos sociais.
No Brasil, tais discussões são ainda mais necessárias, pois as grandes cidades cresceram de maneira não planejada, prejudicando o meio ambiente, além de desfavorecer as camadas mais populares.
É o que se vê na formação de favelas, resultado da má distribuição da industrialização brasileira, o que causou um grande êxodo rural, e consequentemente a constituição de aglomerados de casas sem segurança ou saneamento básico.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/9174102
Bons estudos!