História, perguntado por guileticia, 11 meses atrás

As condições de profunda miséria e exploração da classe trabalhadora, provocadas pelo desenvolvimento do capitalismo industrial no século XIX, motivaram o surgimento de uma série de teorias que questionavam esse sistema e apontavam soluções para melhorar as condições de vida e trabalho dos trabalhadores. Sobre essas teorias, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas

A)Os socialistas utópicos acreditavam ser possível minimizar a exploração do proletariado sem passar por um processo revolucionário e defendiam reformas no capitalismo pactuando com a burguesia.

B)Marx é considerado o fundador do materialismo histórico, ao entender os elementos econômicos como determinantes dos aspectos sociais e culturais no decorrer da História.

C)Segundo Marx, o capitalismo apresenta contradições que levarão à sua própria destruição.

D)Segundo Marx, o comunismo é uma etapa posterior ao socialismo, na qual todas as desigualdades sociais e econômicas desapareceriam, inclusive o Estado.

E)Os anarquistas defendem o controle do Estado pelo povo, em um governo chamado de ditadura do proletariado, e a expropriação de todos os bens da burguesia.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
6

A, B, C e D são verdadeiras, visto que os socialistas utópicos acreditavam ser possível acabar com a exploração do proletariado sem o ocorrimento de um processo revolucionário e com o apoio da burguesia.

Marx é basicamente o fundador do materialismo histórico, teoria que pressupõe a matriz e o modo de produção de uma sociedade como fator influenciador da cultura e do desenvolvimento; ele também acreditava que o próprio capitalismo se extinguiria.

Abraços!

Perguntas interessantes