As condições de medição das terras no Rio Nilo exigiram que se criassem padrões de medida ou unidade. Essas unidades, no entanto, levantaram a questão de que nem sempre é possível caber um número inteiro de vezes na grandeza a medir. "Os medidores então reconheceram que o instrumento numérico conhecido - números inteiros - era insuficiente para exprimir bem as medidas. Foi forçoso subdividir a unidade num certo números de partes iguais, considerados como frações da unidade" (CARRAHER, 1989, p. 82).
CARRAHER, T. N. Aprender pensando. Petrópolis: Vozes, 1989.
Em relação a frações, leia as afirmações que seguem:
I. Os números fracionários são obtidos quando dividimos exatamente um todo em partes iguais e tomamos tantas partes iguais a estas quanto quisermos.
II. Ante a impossibilidade do uso dos números inteiros para a medida, criam-se os números fracionários.
III. Nem sempre é possível medir uma grandeza, tomando a unidade e as frações dessa unidade.
IV. O conceito de fração está intimamente ligado ao conceito de divisão.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Resposta:
I, II, IV
Explicação: ERRADA III. Nem sempre é possível medir uma grandeza, tomando a unidade e as frações dessa unidade.
A resposta correta são as alternativas I, II e IV.
As frações sugiram no Egito Antigo, por causa da ação do faraó Sesóstris onde ele dividiu alguns pedaços de terras que ficavam nas margens do Nilo para uns agricultores que detinham de privilégios, porque essas terras bem valorizadas já que sempre eram banhadas pelo rio o que as deixavam bem férteis.
Assim foram chamados os Agrimensores ou Estiradores de Corda que foram responsaveis por fazer essa demarcação, que sempre precisava mudar em Setembro. Como eles mediam os locais com a corda, alguns não ficavam corretos e assim foi necessario o surgimento da fração, que antes era visto apenas como unidade onde o numerador é sempre igual a 1.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!