Geografia, perguntado por kittylli4zx, 8 meses atrás

As comunidades tradicionais no Brasil enfrentam diferentes problemas relacionados à reprodução dos seus modos de vida. Leia o trecho da reportagem abaixo, que relata uma realidade vivida por diversas populações caiçaras.

A dona de casa Nerci do Prado Martins, 52, não consegue mais entrar na residência onde passou a infância, dentro da reserva ecológica da Jureia, no litoral de São Paulo. Aliás, sequer sabe se seu imóvel ainda está de pé.

De origem caiçara, ela hoje mora com um dos filhos e o marido, que trabalha como caseiro, em um bairro urbano de Peruíbe, cidade litorânea próxima.

[...] Nerci perdeu o direito à casa e ao uso da área com a criação da reserva ecológica por parte do governo federal, ainda nos anos 1980, quando se planejava construir usinas nucleares no local.

“A gente não podia mais abrir roças, caçar ou retirar palmito. Só sobrou a pesca”, diz ela. A ideia das usinas não prosperou, mas a região se tornou um parque de preservação ambiental.

Hoje, o caiçara é alguém que vive cercado – por fronteiras naturais do mar e da serra, e por imposições como a industrialização de áreas pesqueiras, a especulação imobiliária e a criação de reservas florestais, outro obstáculo ao modo de vida tradicional.

Ainda que protejam a natureza, as reservas são vistas por alguns críticos como uma outra face da especulação imobiliária.

“Além de tirar os caiçaras de suas terras para a criação de condomínios, é preciso expulsá-los das reservas também, em nome do mito da natureza intocada?”, questiona Antonio Carlos Diegues, coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas em Áreas Úmidas Brasileiras da USP (Nupaub-USP). Ele critica “o conceito de reserva florestal que exclui o ser humano que vive dentro daquela região e faz uso sustentável daqueles bens naturais”.

A LUTA dos caiçaras para não perder heranças do passado após ver terras virarem reservas ou condomínios.

A reportagem retrata:

os danos ambientais que as populações caiçaras causam em Áreas de Proteção Ambiental (APAs).

a dificuldade de acesso à terra, característica específica da comunidade tradicional caiçara.

a perda do acesso aos recursos naturais que garantem a reprodução do modo de vida caiçara.

a construção de grandes condomínios de luxo em terras tradicionais como única dificuldade encontrada pelos caiçaras.

Soluções para a tarefa

Respondido por saah2rodrigues
10

A perda do acesso aos recursos naturais que garantem a reprodução do modo de vida caiçara

Perguntas interessantes