Filosofia, perguntado por taiseribeiroviana466, 11 meses atrás

As coisas, nós e o mundo, estão em constante mudança ou tudo permanece sempre estático?

Soluções para a tarefa

Respondido por udearte
2

Resposta:

tudo sempre esta em uma constante mudança

Explicação:

Respondido por moreiraep
0

Resposta:

Explicação:

Defendo a tese de que o movimento é um elemento constante, Heráclito pontuou: “tudo flui, nada persiste, nem permanece o mesmo”. A vida pode ser entendida como um constante fluxo.

(Reforço do tema)

Nós nascemos, crescemos e morremos, e em cada vida este constante movimento se repete e condiz a uma luta constante entre o esforço de permanecer em movimento. O homem age, locomove, briga e disputa por necessidade de se movimentar. Os alimentos não vão ao estômago livremente, têm que se mover até ele e disputá-lo, colhê-lo, plantá-lo.

(Pontos favoráveis/desfavoráveis ao tema)

A luta entre forças opostas faz o mundo existir como o compreendemos. O movimento dos astros, os corpos celestes que nascem e morrem, o bem e o mal, o justo e o injusto são oposições, antagonismos pelos quais percebemos a mudança nas coisas, no mundo, em nossa vida.

Como já dizia Heráclito, mesmo que nos banhemos duas vezes em um rio, não seríamos os mesmos, nem o rio seria o mesmo; as águas passariam trazendo e levando coisas novas, assim como as sensações se apresentariam iguais e diferentes. A mudança é a condição de existência do mundo e dos homens.

(Possíveis problemas da abordagem escolhida)

Mesmo que a constante mudança pareça nos apresentar como uma permanência, sabemos claramente que a mudança não é algo que se repete, isso dado à certeza de que o modo como vemos algo sempre se modifica. Você nunca conseguirá ver uma mesa sob todos os aspectos, apenas uma parte do objeto. Ao somar as partes, ao se locomover e raciocinar você chegará a um conhecimento novo.

(Conclusão)

Desse modo, a própria razão movimenta-se em encontro àquilo que não se conhece, isto é, o movimento é o progresso necessário. Progresso este que permite ao homem viver e sobreviver, descobrir e criar, renovar e nascer em si e no mundo.

Perguntas interessantes