As classes sociais do século IX haviam-se constituído não no atoleiro de uma civilização declinante, mas nas dores do parto de uma nova civilização. As relações entre poderosos proprietários agrários e camponeses escravizados, que haviam sido para os romanos a forma de desagregação sem esperança do mundo antigo, eram agora, para a nova geração, o ponto de partida de um novo desenvolvimento.
Fonte: Adaptado de PARAIN, C. Do feudalismo ao capitalismo: uma discussão histórica. 5. ed. revisada. São Paulo: Contexto, 1996. p. 30 (Coleção textos e documentos 2).
Os trechos “relação entre poderosos proprietários agrários e camponeses” e “haviam sido para os romanos a forma de desagregação [...] do mundo antigo”, referem-se:
A) ao beneficium
B) ao comitatus
C) ao colonato
D) à invasão bárbara germânica
Soluções para a tarefa
Resposta:
LETRA C) AO COLONATO
.....................
Sobre o trecho do texto que fala sobre as relações entre poderosos proprietários agrários e camponeses e a forma de desagregação do mundo antigo para os romanos, está se referindo ao:
- C) ao colonato
Colonato
A prática do colonato está ligado com a crise do império romano onde com a invasão dos povos germânicos e o aumento do custo de vida nas cidades, em decorrência da alta inflação e o aumento de impostos, fez com que a população se esvaísse para o campo.
Com a desvalorização da moeda romana e o aumento de impostos, vários plebeus abandonaram as cidades com direção ao campo, onde tentaram obter sua fonte de subsistência trabalhando como camponeses fixos à terra.
Essa prática ficou conhecida como colonato e substituiu o escravismo já que com a crise do Império Romano, houve a parada da expansão territorial, logo houve o fim do abastecimento de escravos.
Saiba mais sobre "Colonato" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/258779
#SPJ2