História, perguntado por giovannavdelfino, 9 meses atrás

As civilizações pré-colombianas que habitavam o continente Americano, apresentavam grande diversidades étnica, social, politica e religiosa, entre elas a três mais conhecida foram: *
2 pontos
a) Egípcias, Babilônicas e Romanas
b) Vikings e Celtas
c) Maias, Incas e Astecas
d) Gregas, Troianas e Hebraicas
e)Fenícias, Persas e Chinesas

Soluções para a tarefa

Respondido por 3691abril
2

Civilizações Pré-Colombianas

As Civilizações Pré-Colombianas são as que já habitavam a América Espanhola antes da chegada de Cristóvão Colombo, em 1492. Destacavam-se por serem civilizações extremamente desenvolvidas, ao contrário das outras que também habitavam o continente Americano. As mais conhecidas (e também por quem os Conquistadores Espanhóis se interessaram mais) foram:

- Os Nauatles - Conjunto de sete povos (embora, quando os Espanhóis chegaram, já só existissem seis, pois os Toltecas haviam sido exterminados pelos Aztecas nos séculos XII e XIII), dos quais se destacam os Aztecas (ou Mexicas), cujo Império abrangia toda a América Central (exceto a Península de Yocatán), todas as ilhas das Caraíbas, e ainda o Sudoeste dos atuais Estados Unidos. Extremamente desenvolvidos (até há quem considere que, em determinados aspetos, eram mais desenvolvidos que os Europeus), com uma elevada organização social, um sistema de governação que misturava monarquia com democracia, conheciam a escrita, a moeda, tinham muitos conhecimentos de Astronomia, Medicina, Cosmologia, Matemática, Arquitetura, Anatomia, Biologia, entre outros. Tinham uma Mitologia politeísta, embora fosse extremamente elaborada, e era através dela que "escondiam" descobertas que faziam mas que seriam demasiado revolucionárias para a época. Por exemplo, usavam-se da Mitologia para realizar dissecações e estudos médicos, com os prisioneiros de guerra. A sociedade estava assente nos guerreiros, e dava-se muito valor a quem era culto e tinha uma boa conduta. Todas as crianças e jovens andavam na escola, independentemente da sua condição social, e não havia "escolas para ricos e escolas para pobres". Cada família escolhia a escola para a qual os seus filhos iam, o que significa que o filho do Tatloani (o Imperador) e o filho do artesão podiam andar na mesma turma. As cidades e a agricultura usavam sistemas muito elaborados para a época, com jardins suspensos e ilhas artificiais. Foram conquistados pelos Espanhóis, comandados por Hérman Cortés, entre 1519 e 1521, uma guerra difícil em que os Aztecas só foram vencidos por causa de uma epidemia inexplicável de tifo.

- Os Maias - Povo que apareceu na atual Guatemala, mas devido à expansão do Império Azteca, o seu território ficou reduzido à Península de Yocatán. Desenvolvidos, não tanto como os Aztecas, construíram pirâmides, conheciam a escrita, tinham conhecimentos mais ao nível da Astronomia, Matemática e Cosmologia. A sociedade já não era tão igualitária como a dos Aztecas, sendo estratificada. O governo tratava-se de um sistema de Monarquia, liderado por um Imperador. A conquista do Império Maia foi uma consequência da derrota dos Aztecas, e aconteceu em 1522.

- Os Incas - Uma civilização que habitava os atuais Chile e Argentina, num grau abaixo dos Aztecas e dos Maias, já que não conhecia a escrita. Porém, construíram cidades com monumentos que se podem comparar aos dos Maias, das quais se destacam o Machu-Pichu. Tinham muitos conhecimentos de Medicina e de Astronomia. A organização social era semelhante à dos Maias, assente numa sociedade estratificada governada por um Imperador. O Império Inca foi dominado em 1532, por Francisco Pizarro, quando este, aproveitando-se da guerra civil que existia entre os Incas, se tornou no Imperador.

Logo, a opção é a c) - Maias, Incas e Aztecas.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, escreve nos comentários que eu respondo.

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes