História, perguntado por veronicaamors2p6bc1n, 1 ano atrás

As civilizações egípcia e mesopotâmica se desenvolveram às margens de rios perenes todavia as condições físico-geográfica das regiões ocupadas pelos egípcios e pelos povos da mesopotâmias eram diferentes em muitos aspectos compare as

Soluções para a tarefa

Respondido por trimaya
143
       Estas eram chamadas civilizações hidráulicas justamente por se desenvolverem às margens dos seus grandes rios (Tigre e Eufrates e Nilo).         A base do desenvolvimento dessas civilizações se deu devido a presença da água nessas sociedades, que a utilizavam para canais de irrigação por exemplo, que foi o fator que permitiu ao homem tornar-se sedentário. O homem agora poderia plantar e colher às margens do rio, portanto não precisava mais ficar migrando constantemente na busca pelo alimento. Portanto, a instalação próxima aos rios foi o que permitiu a esses povos tornarem-se realmente sociedades (no caso, sedentárias, com uma organização política primitiva)
Respondido por mayaravieiraj
36

As civilizações que habitaram o Egito e a Mesopotâmia puderam se desenvolver tanto devido as vantagens estratégicas de suas localizações.

As semelhanças listadas são: proximidade a uma fonte de água, habilidades voltadas para a agricultura fluvial, pecuária, pesca e transporte fluvial. Sendo assim, os rios Nilo, Tigre e Eufrates formavam a base da economia desses povos, sendo um fator fundamental e indispensável para garantir o sustento de suas populações.

As diferenças entre as civilizações egípcias e mesopotâmicas consistem no fato de que os regimes de poder eram diferentes, sendo que Egito havia os faraós, líderes que foram escolhidos por uma divindades para reinarem sobre os outros.

Veja mais em: https://brainly.com.br/tarefa/10558845

Anexos:
Perguntas interessantes