As civilizações egípcia e mesopotâmica (babilônica e assíria) da Antiguidade Oriental apresentavam características em comum que levaram os estudiosos a denominá-las de sociedades hidráulicas dotadas de um Estado Teocrático. Acerca das denominações sociedades hidráulicas e Estado Teocrático, relativas às civilizações egípcia e mesopotâmica, é correto afirmar: *
a) A denominação sociedades hidráulicas se deve ao fato de que a sobrevivência delas era extraída de uma agricultura situada em terras fertilizadas pelas cheias de grandes rios, melhor aproveitadas mediante o uso de grandes aparelhos mecânicos.
b) A denominação de sociedades hidráulicas foi dada às civilizações egípcia e mesopotâmica, porque elas eram dependentes de um comércio marítimo no Mediterrâneo, com o poder do Estado controlado pelo grupo de comerciantes vinculados àquela atividade.
c) A denominação de Estado Teocrático foi dada à organização política egípcia, porque esta era controlada por guerreiros, considerados como deuses supremos, responsáveis pela ordem social interna (coação dos trabalhadores) e externa (controle das invasões inimigas).
d) A caracterização da organização política do Egito como Estado Teocrático se deve ao fato de que o poder político também era religioso e o faraó, considerado um deus vivo com autoridade sobrenatural, responsável pelo controle de todas as atividades sociais.
e) A civilização mesopotâmica não pode ser caracterizada por um Estado Teocrático, porque era dirigida por guerreiros, sem uma classe de sacerdotes dotados de influência na esfera estatal.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Resposta:
resposta A, os dois dependiam do solo fértil do rio para sobreviver.
rafaeltfruhling:
certeza ?
Respondido por
2
Resposta:
Alternativa: D
Explicação:
Perguntas interessantes