As civilizações da antiguidade clássica -Grécia e Roma - desenvolveram uma estrutura socioeconômica
I. a escravidão foi indispensável para a manutenção do ideal democrático em Atenas, uma vez que os cidadãos ficavam desincumbidos dos trabalhos manuais e das tarefas ligadas a sobrevivência.
II. a escravidão foi abolida em Atenas quando Péricles estabeleceu o direito político a todos os cidadãos, reconhecendo, dessa forma, a igualdade jurídica e social da população da Grécia.
III. os escravos romanos, por terem pequenas propriedades e direitos políticos, conviveram pacificamente com os cidadãos romanos, como forma de evitar conflitos e a perda de direitos.
IV. os escravos romanos, que se multiplicavam com o expansionismo de Roma, estavam submetidos a autoridade de seu senhor, e suas condições obedecia mais ao direito privado do que ao direito público.
É correto apenas o que se apresenta em
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b) I e IV
Explicação:
I - Está correta pois a utilização de escravos na sociedade possibilitava a população ateniense a desenvolver e praticar áreas intelectuais por uma maior parte de tempo, já que não precisariam de realizar outras atividades ligadas à manutenção da cidade ou produção de alimentos, como exemplo.
II - Incorreta, a escravidão em Atenas somente foi abolida somente no século VI a.C, após as reformas sociais promovidas pelo legislador Sólon.
III - Incorreta. Em qualquer sistema escravista é comum a resistência, além de que, a partir da expansão de Roma como um Império, seria mais difícil manter o controle. O escravo não tinha direitos estabelecidos.
IV - Correta. Aqui pode-se observar a contradição com a afirmativa anterior, ao tratar como os escravos eram tratados como uma propriedade.
Resposta:b)
Explicação:
1°Correta
2°Péricles não foi o responsável pela abolição da escravidão.
3°Em 73 a.C. os escravos organizaram revoltas contra Roma. Foram derrotados em 71 a.C.
4°Correta