As cirurgias de catarata no Brasil tiveram uma redução de 47,2% no país durante o primeiro ano da pandemia, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Penido Burnier – hospital especializado em doenças dos olhos desde 1920. [...]
A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente natural do olho, localizada atrás da íris) e impede a imagem de chegar nitidamente à retina e, segundo o último censo do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), é responsável por 49% dos casos de perda de visão no Brasil. [...]
A lente citada nesse texto pode ser definida como um
A) conjunto de sistemas em benefício do metabolismo.
B) conjunto de tecidos que interagem em determinadas funções vitais.
C) grupo de células com estrutura e funções semelhantes.
D) grupos de órgãos interconectados em um organismo complexo.
Ajuda pf preciso até dia 01/07.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra : C
Explicação:
O cristalino é um corpo com aspecto de lente biconvexa e transparente, com cerca de 8 a 10 mm de diâmetro, sustentado e controlado por músculos ciliares, é localizado atrás da íris entre o humor aquoso (adiante) e o corpo vítreo (atrás). A coloração é amarelada e resistente em adultos, e incolor e de consistência branda nas crianças.
A face posterior é mais convexa que a anterior, com um raio de curvatura de 5 a 5,6 mm. A face anterior corresponde a abertura da pupila e a posterior, a íris e aos processos ciliares.
Numerosas camadas de fibra proteica constituem a estrutura:
Cápsula anterior
Córtex subcapsular anterior
Córtex anterior
Zona supranuclear
Núcleo
Zona supranuclear
Córtex posterior
Cápsula posterior
O cristalino é avascular, formado exclusivamente por um tecido epitelial.
É formada ainda por uma cápsula do cristalino, um revestimento acelular delgada, transparente, homogênea e com aspecto de uma membrana basal. Por causa das fibras elásticas e do colágeno (constituído por glicoproteínas e colágeno IV, principalmente), é mais densa na parte externa do cristalino.
Na face anterior encontra-se o epitélio subcapsular, formado por uma única camada de células cúbicas, delgada e com disposição pavimentosa. Origina as fibras que estão envolvidas no processo de crescimento do globo ocular, quando ocorre o aumento de maneira gradual do cristalino.
O córtex e o núcleo formam a massa interna. As fibras do cristalino estão na região do córtex, são hexagonais, apresentam uma forma longa, mais espessas no centro e provenientes das células originais do cristalino embrionário.
O crescimento do cristalino ocorre através de uma sucessiva justaposição de camadas, com a região do córtex apresentando as células mais jovens.
É responsável pela variação dióptrica: a contração dos músculos ciliares promove o aumento do diâmetro do cristalino, o que permite uma visão precisa de um objeto que está próximo. Em situação inversa, quando o objeto está distante, ocorre o relaxamento dos músculos ciliares. Esse ajuste da distância focal do cristalino se dá para que as imagens dos objetos que estão a diferentes distâncias possam chegar até a retina de forma mais nítida.
A luminosidade que penetra no olho se refrata principalmente na córnea, havendo uma diferença nos valores de refração do humor vítreo, do humor aquoso e do cristalino. A capacidade de mudanças na forma do cristalino e o aumento de sua espessura é chamado de acomodação. A luz atravessa, do cristalino, através do corpo vítreo (substância gelatinosa e viscosa), estrutura que preenche a maior parte do globo ocular, onde é projeta sobre a retina.
Ocorrem alterações na habilidade dos olhos em focalizar (amplitude de acomodação) em função do avanço da idade do ser humano: a acomodação diminui pois o cristalino perde a flexibilidade.