As circunstâncias sociais descritas nas narrativas sobre a implantação da República brasileira expressam
Soluções para a tarefa
Resposta:tai
Explicação:
O contexto da Proclamação da República no Brasil descrito nas narrativas mostra que não houve, de início, a participação popular ativa no movimento. Realizada de maneira súbita e inesperada pela maioria das pessoas, não era de se espantar que os brasileiros daquele período não parecessem entusiasmados pelo que viria a se tornar o novo regime de governo do país.
Instabilidade política
a) Incorreta. Não havia um clima de instabilidade política em meio à sociedade brasileira. O que houve foi um relativo enfraquecimento do poderio imperial, com a abolição da escravatura em 1888.
Privilégios políticos do Império
b) Incorreta. Também não houve a manutenção dos privilégios políticos do Império na República. Prova disso é o fato de que Pedro II tinha sido obrigado a se exilar na Europa, junto com toda a família imperial.
Discordâncias dos ideais republicanos
c) Incorreta. Tampouco houve discordâncias dos ideais republicanos entre os grupos sociais. O que havia era a forte adesão militar e o apoio de representantes da elite intelectual brasileira ao novo sistema.
Da Monarquia para a República
d) Incorreta. Os textos também não se referem a divergências partidárias na passagem da Monarquia para a República. Como já apontado, o movimento republicano ocorre de maneira inesperada, sem a adesão popular, nem houve o conflito de grupos em defesa da manutenção do regime monárquico.
Participação social limitada
e) Correta. Conforme indicado nos textos, a reação popular diante da Proclamação da República foi de apatia e desinteresse. Dessa forma, a participação social foi bastante limitada, devido à ignorância do fato por parte da sociedade brasileira.
Saiba mais sobre República no Brasil em:
https://brainly.com.br/tarefa/20622266