As Ciências Sociais surgem da necessidade de uma explicação das mudanças nas relações sociais e dos novos comportamentos dos indivíduos em razão da transformação dos contextos político, social e econômico. Tais mudanças foram resultados do desenvolvimento do sistema capitalista e o surgimento do movimento filosófico chamado iluminismo, que culminou na Revolução Francesa. Todo esse cenário foi objeto de análise para o surgimento da sociologia de Auguste Comte, denominada física social, na qual desenvolveu a teoria positivista. Elaborado pelo professor. Sobre o positivismo de Comte, assinale a alternativa correta.
Alternativa 1:
O método positivista considera a ideia de que o conhecimento verdadeiro é dado por meio da experimentação, do aferimento científico e da análise dos valores religiosos que pauta a vida imaterial.
Alternativa 2:
Através do positivismo, afirmou que as ciências naturais seriam as verdadeiras ciências positivas, já que possuem método específico que possibilitavam chegar à leis naturais, ideia que traz para a sociologia.
Alternativa 3:
Através do positivismo, Comte utilizou os aspectos teológicos e racionais para analisar a sociedade, uma vez que somente o pensamento iluminista não era mais suficiente para organizar a nova sociedade.
Alternativa 4:
Para avaliar um fenômeno, o positivismo propõem utilizar critérios teológicos, pois somente na compreensão dos níveis abstratos das relações sociais que podemos chegar às leis gerais que regem às sociedades.
Alternativa 5:
O positivimso se destacou pois busca explicar com a maior precisão possível, a relação entre os indivíduos e Deus, com base nos preceitos católicos, pois foi desenvolvida por filósofos católicos como Santo Agostinho.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Alternativa 2
Explicação:
Comte defendia as ciências naturais como princípio de todo entendimento.
Respondido por
1
Resposta:
alternativa 2.
Explicação:
Comte acreditava na ordem natural excluindo totalmente a teologica.
Perguntas interessantes