As ciencias naturais influenciaram consideravelmente o surgimento das ciências sociais que nascem como uma tentativa de transformar em objeto de investigação rigorosa campos tradicionalmente ligados a disciplinas humanisticas, frequentemente consideradas impenetráveis ao rigor das ciências naturais. Sobre a concepção de sociedade, do ponto de vista da Sociologia clássica, é correto afirmar que O a) para Durkheim, a sociedade é a mera soma das ações e dos interesses de seus membros individuals. b) para Durkheim, o que mantém a sociedade coesa é a solidariedade social e moral, e esta é mantida quando os indivíduos são integrados em grupos sociais e regulados por uma gama de valores e costumes compartilhados O c) para Weber, as estruturas existiam externa e independentemente dos indivíduos e é desse modo que a sociedade deveria ser pensada. d) para Marx, as ideias ou os valores que os seres humanos guardam são as principais fontes da mudança social, Sendo assim, a sociedade e seu progresso não são estimulados pelas influências económicas
Soluções para a tarefa
Explicação passo-a-passo:
Mas veja se está certo porque eu pesquisei
2 QUESTÃO 52
2
Personagens existentes, até trinta anos atrás, apenas nos domínios da ficção científica, os robôs, a partir dos anos de 1970, migraram em massa do espaço imaginário dos livros e filmes para a realidade prosaica das fábricas. Esses trabalhadores de colarinhos-de-aço, como são conhecidos nos Estados unidos, hoje já fazem de tudo na linha de produção: executam tarefas de usinagem, pintura, solda, moldagem, fundição, manutenção e montagem. Além disso, na esteira de um processo de automação industrial cada vez mais sofisticado, outros aparelhos eletrônicos desenvolvem atividades mais refinadas que a dos robôs, variando da concepção dos produtos até a orientação e controle de sua manufatura. CORIAT, Benjamim
. A rebolução dos robôs: o impacto socioeconômico da automação. São Paulo: Busca Vida, 1988, p.13. Sobre o impacto da tecnologia nas sociedades, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Os campos da ciência priorizados pelas instituições financeiras públicas e privadas têm sido aqueles diretamente relacionados à produção capitalista, ou seja, aqueles que podem se transformar em tecnologia e valorizar o capital.
B) A aplicação de novas tecnologias nas diferentes sociedades gera consequências econômicas, políticas e sociais, entre as quais é possível citar o aumento, cada vez maior, do trabalho vivo na produção industrial.
C) O desenvolvimento das forças produtivas, eminentemente capitalistas, transformam a ciência e a tecnologia em instrumentos de produção.
D) Até o século XIX, a tecnologia tinha seu desenvolvimento mais acelerado ligado à produção industrial e aos transportes; hoje, podem-se encontrar formas mais ou menos avançadas de tecnologia nas diversas esferas da vida social produção, distribuição, comunicações, serviços, educação, saúde, lazer, entre outros. Neste método de produção marcado pela flexibilização, o investimento maciço está presente em capital constante, por meio da mais-valia relativa (intensificação de tecnologia), o que também se entende por trabalho morto, ou seja, os meios de produção necessários para a produção de novas mercadorias. Assim, o item
B está completamente INCORRETO, como afirma o enunciado, o investimento foi em novas tecnologias (trabalho morto), já que o trabalho vivo é aquele realizado pela força de trabalho no exato momento da produção da mercadoria.
3 QUESTÃO 53
A proposição de pensar a atividade política e a organização social sem coerções ainda que preservado um tipo particular de ordem -, associada à ruptura com todas as formas políticas e religiosas, e contrária à propriedade privada e a qualquer outro mecanismo que venha a cercear a liberdade do indivíduo expressa elementos e concepções de que forma de organização política?
A) Socialismo Utópico
. B) Nacional Socialismo.
C) Anarquismo.
D) Social Democracia.
Letra: C A única alternativa em que está presente a organização política que contraria a propriedade privada e propõem rupturas com todas as formas de disputa de poder entre dominantes e dominados é o anarquismo.
QUESTÃO 54_1
Ao inaugurar a gerência científica, Taylor desejava dar organização (ou dispor em ordem) à produção de mercadorias, a partir de um saber racional, empiricamente constatável e coberto por um véu ideológico de neutralidade, que omite do sabertécnico seu conteúdo histórico e social. Este véu, muito comum nas ciências naturais, desdobra-se sobre o universo gerencial por meio de várias práticas. Acerca da gerência científica, assinale a alternativa correta
espero que esteja correto