As ciências biológicas é conhecida como uma ciência experimental pois a cada estudo feito em laboratórios algo pode mudar, seja no contexto morfológico, sistemático, genético. Porém todas essa mudanças só ocorrem a partir um de conhecimento científico. Como são chamadas as etapas do conhecimento científico?
Soluções para a tarefa
1º - Observação
É a etapa em que o pesquisador observa uma determinada matéria ou fenômeno.
2º - Elaboração do problema (fase do questionamento)
Nessa etapa, o cientista ou pesquisador elabora perguntas sobre o fenômeno ou material analisado.
3º - Hipóteses
É a etapa em que o pesquisador responde às perguntas feitas na etapa anterior. Essas respostas podem ser pautadas em seu conhecimento prévio sobre materiais ou fenômenos semelhantes.
A elaboração das hipóteses deve ser feita com muita cautela porque é por meio delas que a fase da experimentação será realizada, ou seja, elas serão o ponto de partida da experimentação.
4º - Experimentação
Nessa etapa, experimentos e pesquisas bibliográficas são realizados com base nas hipóteses levantadas. O objetivo é encontrar a resposta para cada um dos questionamentos que foram elaborados.
Cada cientista desenvolve essa etapa de acordo com os conhecimentos que possui e as práticas que são necessárias para o esclarecimento de cada hipótese.
5º - Análise dos resultados
Após a fase da experimentação, o pesquisador analisa cada um dos resultados para verificar se eles são suficientes para explicar cada um dos problemas levantados e também se estão de acordo com as hipóteses.
Caso os resultados não sejam satisfatórios, novas hipóteses podem ser levantadas para que novas experimentações ocorram. Se os resultados da experimentação forem satisfatórios, o cientista parte para a etapa da conclusão.
6º - Conclusão
A conclusão é a etapa em que o cientista verifica se os experimentos e pesquisas realizados respondem aos questionamentos levantados e permitem que ele faça afirmações acerca dos fenômenos ou materiais analisados.
Todas as afirmações realizadas após a utilização do método científico são chamadas de teorias. Quando diferentes hipóteses e experimentações são realizadas e o resultado é sempre o mesmo, passamos a ter uma lei.
Finalizando:
O método científico não necessariamente deve apresentar as etapas descritas anteriormente. Um cientista possui toda liberdade de lidar com o método científico da forma que lhe convém.