Biologia, perguntado por hanakokun1235, 9 meses atrás

As cidades oferecem um excelente ambiente para os escorpiões, que encontram abrigo nos esgotos, água, muita comida e poucos predadores. Os escorpiões, assim como as baratas que eles comem, são insetos que apresentam várias adaptações ao ambiente urbano. Além do ambiente mais quente das cidades estimular o aumento dessa população, outro fator que contribui para a proliferação desses animais é que uma fêmea de escorpião amarelo se reproduz por partenogênese, gerando rapidamente mais descendentes sem precisar se acasalar.


a) O texto apresenta um equívoco quanto à classificação biológica dos escorpiões. Cite o erro apresentado e indique a correção que deve ser feita.
b) Qual característica dos Artrópodes permitiu a conquista plena do ambiente terrestre?

Soluções para a tarefa

Respondido por vemmedicina
2

Olá!

a) O texto informa de modo incorreto que os escorpiões são insetos. Porém, como apresentam quelíceras, quatro pares de perna, com o corpo dividido em cefalotórax e abdômem e são áceros e pertencem ao grupo dos aracnídeos.

b) Os escorpiões realizam partenogênese telítoca, na qual óvulos não fecundados originam descedentes do sexo feminino. Já nas abelhas ocorre partenogênese arrenótoca, havendo a produção de filhotes do sexo masculino conhecidos como zangões.

Espero ter ajudado, bons estudos!

Respondido por kpn11
2

a) O texto informa que os escorpiões são insetos, o que é falso. Ele é considerado um aracnídeo. Para um animal ser considerado inseto, entre outras características, ele precisa apresentar: dois pares de antenas; três pares de pernas e par de olhos compostos, atributos que o escorpião não possui.

Os escorpiões estão inseridos na classe de aracnídeos, junto dos carrapatos, ácaros e aranhas. Possuem olhos simples, 4 pares de patas, corpo dividido em cefalotórax e abdômen, há presença de estruturas diferenciadas como os pedipalpos e as quelíceras, que atuam como órgão sensorial e auxiliam na captura de alimento, respectivamente. O escorpião possui mais uma formação anatômica especializada, chamada aguilhão, por onde ele deposita veneno em suas presas.

b) A presença de exoesqueleto foi fundamental para sua sobrevivência e adaptação em diferentes ambientes. Essa carapaça rígida esta presente em todos os artrópodes e confere principalmente sustentação e proteção.

Para saber mais, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/49562848

Anexos:
Perguntas interessantes