As cidades industrializadas produzem grandes proporções de gases como o CO2, o principal gás causador do efeito estufa. Isso ocorre por causa da quantidade de combustíveis fósseis queimados, principalmente no transporte, mas também em caldeiras industriais. Além disso, nessas cidades concentram-se as maiores áreas com solos asfaltados e concretados, o que aumenta a retenção de calor, formando o que se conhece por “ilhas de calor”. Tal fenômeno ocorre porque esses materiais absorvem o calor e o devolvem para o ar sob a forma de radiação térmica. Em áreas urbanas, devido à atuação conjunta do efeito estufa e das “ilhas de calor”, espera-se que o consumo de energia elétrica:
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Sem dúvida espera-se que o consumo de energia elétrica aumente, como o próprio nome assim diz, o efeito estufa provoca calor, não só pela poluição causada pelos combustíveis fósseis, e as grandes áreas asfaltadas, mas como também pela grande quantidade de construções de vários pavimentos que se transformam em uma grande barreira para que correntes de vento possam ventilar essa cidade. O resultado direto é uma cidade insalubre, poluída e quente. Basicamente há um grande consumo de energia em processos de refrigeração, não só domiciliar, mas nos estabelecimentos comerciais, e em todos os edifícios empresariais, outra consequência direta, é um maior consumo destes combustíveis em veículos particulares e coletivos devido ao uso intenso do ar condicionado. A cidade precisa ser repensada para a habitação saudável de seus moradores, o que sabemos não é um caminho fácil.
Perguntas interessantes
História,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
I. A queima de combustíveis fósseis é responsável pela intensificação do efeito estufa, agravando as alterações climáticas.