as cerâmicas gregas eram usadas para guardar comida para quais povos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A cerâmica da Grécia antiga de cerca de 1000 até 400 a.C fornece não apenas algumas das mais distintas formas de vasos da antiguidade, mas também algumas das mais antigas e diversas representações das crenças e práticas culturais dos antigos gregos. Além disso, a cerâmica, com sua durabilidade (mesmo quando quebrada) e falta de apelo aos caçadores de tesouros, é um dos grandes sobreviventes arqueológicos e é, portanto, uma ferramenta importante para os arqueólogos e historiadores na determinação da cronologia da Grécia antiga.
Seja qual for o seu valor artístico e histórico, a grande maioria dos vasos gregos, apesar de agora serem peças de museu empoeiradas, servia para uso cotidiano e, para parafrasear Arthur Lane, talvez valha a pena lembrar que estando em pé sobre um pavimento de pedra e encharcado de água, eles uma vez brilharam sob o sol do Mediterrâneo.
Conclusão
Podemos dizer que não apenas a cerâmica grega nos deu algumas das mais distintas, influentes e belas formas e desenhos da antiguidade, mas também nos deu uma janela para as vidas, práticas e crenças de um povo muito antigo e de quem muitas vezes não temos registros escritos contemporâneos. Esses objetos do cotidiano, ao contrário dos outros sobreviventes arqueológicos, literatura, escultura e arquitetura, nos permitem ver um pouco mais perto as pessoas comuns do mundo antigo, aquelas que não podiam pagar obras de arte ou jóias preciosas, mas podiam se dar o luxo de possuir um objeto requintado como um vaso grego.