Biologia, perguntado por gata35, 1 ano atrás

Às células-troncos podem originar, por diferenciação, várias células do corpo humano. Como isso pode ser possível em relação a genética molecular?

Soluções para a tarefa

Respondido por vingalvao
1
Primeiramente, devemos entender que existem tipos diferentes de células tronco. As células tronco embrionarias, são capazes de originar qualquer tecido do organismo. As multipotentes ou pluripotentes, conseguem originar alguns tecidos e as unipotentes, somente um tipo de tecido.

Para entender isso devemos nos lembrar do conceito de eucromatina e heterocromatina. A eucromatina, são as porções do DNA que não estão condensadas, sendo assim, podem ser "lidas", logo a expressão genética destes trechos do DNA ocorre. Já a heterocromatina, são partes condensadas do DNA, logo não ocorre a expressão dos genes contidos nesses trechos.

Sendo assim, podemos entender que células de tecidos diferentes, tem partes diferentes de seu DNA expressando suas informações genéticas. Por exemplo, uma célula do pâncreas tem eucromatinas e heterocromatinas diferentes de uma célula da parede do esôfago.

A capacidade de diferenciação de uma célula tronco está basicamente ligada a isso. A disposição de seu material genético quase todo em eucromatina, garante a ela a possibilidade de expressar todos os genes, sendo assim, poderá se transformar e se comportar como uma célula de qualquer tecido.
Perguntas interessantes