As células-tronco da medula óssea vermelha tem potencialidade para originar todas as células do sangue, como é o caso dos leucócitos, que são células nucleadas associadas ao mecanismo de defesa do organismo, fagocitando corpos estranhos ou produzindo anticorpos. Qual das alternativas abaixo não é um tipo de leucócito? a) Neutrófilo b) Eosinófilo c) Linfócito d) Monócito e) Eritrócito
Soluções para a tarefa
Leucócitos são células sanguíneas conhecidas por muitas pessoas como glóbulos brancos. Essas células podem ser classificadas em diversos tipos, entretanto, todos atuam em prol de um bem comum: a defesa do organismo.
Linfócitos: Tipo de leucócito esférico que apresenta o núcleo muito volumoso. Podem ser classificados em linfócitos B e linfócitos T. Os linfócitos B maduros (plasmócitos) são responsáveis pela produção de anticorpos. Já os linfócitos T apresentam vários tipos que atuam na estimulação dos linfócitos B, apressam o término da resposta imunológica, induzem células a entrar no processo de morte programada, entre outras ações.
Monócitos: São leucócitos de grande tamanho e com núcleo de formato variável. Apresentam grande capacidade de fagocitose.
Neutrófilos: Tipo de leucócito encontrado em maior quantidade no nosso sangue. Seu núcleo contém de três a cinco lóbulos. Essa célula destaca-se por seu alto poder fagocitário.
Eosinófilos: Células que também apresentam capacidade de realizar fagocitose, mas de forma mais lenta que os neutrófilos. Seu núcleo apresenta, de uma maneira geral, dois lóbulos. São comuns quando ocorrem alergia e representam de 2% a 4% do total de leucócitos do organismo.
Basófilos: Tipo de leucócito volumoso e com núcleo com formato irregular. Caracteriza-se por produzir heparina e histamina, substâncias que possuem, respectivamente, ação anticoagulante e vasodilatadora.