As células somáticas do nosso corpo se replicam por mitose, repondo as células mortas e as danificadas. As nossas células gaméticas se originam da meiose formando células haploides; processo em que ocorrem duas divisões celulares, diferentemente da mitose, onde ocorre somente uma divisão celular. O crossing-over é um evento evolucionário, pois permite a ocorrência de variabilidade gênica. É por causa do crossing-over que não somos exatamente iguais aos nossos pais. Portanto, é bastante importante que você identifique as diferenças que ocorrem entre estes dois processos. É importante que você se lembre que antes da mitose e da meiose o DNA é replicado na interfase. O seu desafio será montar um quadro mostrando as diferenças da mitose e da meiose na replicação do DNA, o número de divisões que ocorrem em cada um deles, a ocorrência de sinapses dos cromossomos homólogos, o número de células-filhas, a composição genética e a função no corpo animal
Soluções para a tarefa
Resposta:
COMPARAÇÃO ENTRE A MITOSE E A MEIOSE EM CELULAS DIPLOIDES
PROPRIEDADE
1- Replicação do DNA
2- Número de divisões
3- Sinapse de cromossomos homólogos
4- Numero de células - filhas e composição genética
5- Função no corpo animal.
MITOSE
1- Ocorre durante a interfere, antes da mitose iniciar.
2- Uma, incluindo prófase, metáfase, anáfase e telófase.
3- Não ocorre
4- Duas, cada uma haploide(2n) e geneticamente idêntica á célula parental.
5- Permite o desenvolvimento de adulto multicelular a partir de um zigoto; produz células para crescimento, reparo e, em algumas espécies, em algumas espécies reprodução assexuada.
MEIOSE
1- Ocorre durante a interfase que antecede a mitose
2- Duas, cada uma incluindo prófase, metáfase, anáfase e telófase.
3- Ocorre durante a prófase i juntamente com o intercruzamento entre as cromátides não irmãs; o quiasma resultante une os pares devido a coesão das cromátides-irmãs.
4- Quatro, cada uma haploides (n), contendo metade dos cromossomos das células parentais; geneticamente diferente das células parentais entre si.
5- Produz gametas; reduz o número de cromossomos pela a metade e introduz a variabilidade genética entre os gametas.
Resposta:
Explicação: